Home Gerais Sicredi recebe prêmio internacional por financiar projetos sustentáveis

Sicredi recebe prêmio internacional por financiar projetos sustentáveis

Sicredi recebe prêmio internacional por financiar projetos sustentáveis

Vencedor da categoria “Lender of the year”, foi reconhecido por financiar projetos de energias renováveis, eficiência energética, agricultura sustentável e apoiar pequenas e microempresas

Wp 1702489037112 - Jornal Expoente Do Iguaçu

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença em todo o país, foi reconhecido pelo Environmental Finance Impact Awards 2023, na categoria Lender of the year, por financiar projetos nacionais ecologicamente corretos, entre eles, de energias renováveis, eficiência energética, agricultura sustentável e pequenos e microempresas. A premiação foi divulgada em dezembro, considerando as operações no recorte de abril de 2022 até setembro de 2023.

Entre os fatores que colaboraram com o reconhecimento ao Sicredi estão o volume de empréstimos concedidos alinhados à sustentabilidade, transparência nas métricas de impacto positivo e o planejamento da instituição para melhoria contínua de suas estratégias e resultados de investimentos de impacto positivo.

“Entendemos que a ligação entre meio ambiente e economia é cada vez maior, por isso nosso papel na disseminação da agenda ESG é fundamental. Como uma instituição financeira cooperativa, esperamos apoiar, cada vez mais, projetos sustentáveis que resultam em equidade social ao mesmo tempo que reduzem os riscos ambientais e as captações internacionais têm sido fundamentais para isso”, diz João Pedro Stephanou, gerente de Finanças Sustentáveis do Sicredi.

Thumbnail Joao Pedro Segabinazzi Stephanou Sicredi Alta 1 - Jornal Expoente Do Iguaçu

Atualmente, a carteira relacionada à Economia Verde do Sicredi totaliza mais de R$ 35 bilhões. Essa carteira compreende produtos e serviços financeiros que possibilitam igualdade social, ao mesmo tempo em que reduzem riscos ambientais e escassez ecológica. Do saldo da carteira, 23% correspondem à agricultura de baixo carbono e 16% à energia renovável. A carteira de crédito destinada especificamente a micro, pequenas e médias empresas lideradas por mulheres é de R$ 15,7 bilhões.

Integrante do Pacto Global da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), o Sicredi é comprometido com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nas operações de financiamento sustentável estão sendo atendidos os objetivos números 3, 5, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13, que buscam promover iniciativas para o gerenciamento de riscos ambientais, sociais e climáticos.

O prêmio Environmental Finance Impact Awards é concedido pela revista britânica Environmental Finance, especializada em conteúdo voltado para investimentos sustentáveis, e procura reconhecer e recompensar o trabalho de investidores de impacto em todo o mundo, destacando as melhores práticas em todas as classes de ativos e geografias. Seu processo de avaliação é feito por um painel de jurados composto por investidores, juntamente com a equipe editorial da revista que avaliam individualmente cada inscrição.

Redação JE Eloi de Almeida Assessor de Comunicação e Marketing

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui