ProntoVet

Possibilidade de rompimento da barragem de CGH Viganó em Cruzeiro do Iguaçu põe população em alerta

O aviso foi divulgado pelo rompimento de um local chamado ensecadeira

Wp 1646052433148 - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

A população nos arredores da Central Geradora Hidroelétrica (CGH) Viganó  localizada no rio Chopim a 9,30 km de sua foz, no município de Cruzeiro do Iguaçú -PR (sudoeste Paranaense) está em alerta emergencial pela possibilidade de rompimento do lago da usina que ainda está em construção.

 Construída na margem esquerda do rio Chopim e sem a necessidade de desvio do curso natural do rio. A CGH Alceu Viganó I, possui queda de 4,70 m, com vazão turbinada de aproximadamente 129,00 m³/s, e potência instalada de 5,00 MW. e terá 2,0 unidades geradora em sua operação.

Wp 1648223777348 - Jornal Expoente Do Iguaçu

Foi construído ao lado uma ensecadeira espécie de buraco de terra para secar o rio possibilitando assim a construção. Existia um pedaço da construção que faltava fechar e rompeu. Nas imagens cedidas por um dos proprietários da obra pode se ter uma ideia onde aconteceu e do rompimento.

O alerta foi divulgado na manhã desta sexta-feira, 25, e segundo as informações colhidas por nossa reportagem o grande volume de chuvas desta semana aumentou “o volume de água do Rio Chopim de tal modo que a qualquer momento a estrutura pode colapsar”, diz a nota divulgada pela CGH. Fomos informados que os moradores daquela região que encontram-se nas proximidades hidrográficas da região de Foz do Chopim entrem imediatamente em contato com a Defesa Civil, “isso não é um ensaio” completa a informação. Entramos em contato com o engenheiro responsável pela Usina de Foz do Chopim, Luiz Fernando, na capital do estado sobre a situação e o mesmo nos relatou que caso haja o rompimento do reservatório de Viganó 1, o volume de água será suprido por Foz do Chopim, ou seja não há possibilidade de rompimento naquela unidade, porém, caso isso aconteça Rio Iguaçu pode subir em alguns locais nos lagos de Salto Caxias e Baixo do Iguaçu.

Wp 1648223753789 - Jornal Expoente Do Iguaçu

Thumbnail Campanha Sorte Premiada Vai Distribuir Mais De R 400 Mil Em Brindes - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Gif Geral Jp - Jornal Expoente Do Iguaçu

Últimas Notícias

Carro roubado em Quedas do Iguaçu é utilizado em assalto de relojoaria

Um veículo Gol furtado nesta semana em Quedas do Iguaçu (centro sul Paranaense) foi utilizado num assalto...

Quedas do Iguaçu: Violência assombra população

A população de Quedas do Iguaçu (centro sul paranaense) vive num clima de incertezas com relação a...

Feira Livre no Centro Cultural contará com música ao vivo

Músicos da cidade irão alegrar o clima da feira que contará com 45 expositores

Comentários Recentes