Home Destaques Dia da Árvore: Alunos do Colégio Anchieta ensinam a plantar “conhecimento e esperança” para criar “raízes”

Dia da Árvore: Alunos do Colégio Anchieta ensinam a plantar “conhecimento e esperança” para criar “raízes”

Dia da Árvore: Alunos do Colégio Anchieta ensinam a plantar “conhecimento e esperança” para criar “raízes”
Publipronto Araupel - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

A Engie Brasil Energia por meio das Usinas Hidrelétricas Salto Santiago e Salto Osório, está promovendo mais uma edição do programa “Transformação: transformando a relação das pessoas com a energia”, que tem por finalidade estimular o protagonismo de estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares localizadas nos municípios lindeiros. A metodologia propõe as escolas e colégios implantarem projetos através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS são um conjunto de 17 objetivos que visam garantir um futuro sustentável do planeta, através de metas e indicadores específicos.

Anchieta 8 - Jornal Expoente Do Iguaçu

Campeão do ano passado (categoria Ensino Fundamental II) com o tema Nas águas do Campo Novo… Histórias para contar, um rio a se preservar! o Colégio Estadual José de Anchieta de Quedas do Iguaçu centro-sul paranaense) novamente vem forte em 2021 com “Vale a Pena Verde Novo Quem Planta Árvores Cria Raízes”.

Primavera Sicredi - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

No Dia da Árvore e da Paz Mundial comemorado na terça-feira, 21, a escola desenvolveu atividades na Praça Pedro Alzides Giraldi.

Quem passou pelo local visitou a Feira Botânica teve a oportunidade de saber mais sobre diversas espécies de árvores a maioria delas dão nome as ruas da cidade. Em frente as carretas do Sesi estacionadas no Arco Central foi apresentada peça Teatral onde foi feita a leitura do Menino do Dedo Verde obra de Maurice Druon para as crianças da Escola Raio de Sol a peça também foi outras escolas do município.

Enquanto isso na rua eram distribuídas mudas (inclusive de árvores frutíferas) aos motoristas no pedágio ecológico.

Anchieta 11 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Pedágio ecológico realizado pelos alunos da escola

Na oportunidade também (extraoficialmente) foi lançado um livro em parceria com a Cooperativa Sicredi falando sobre a importância do projeto com fotos antigas e relatos de moradores com lembranças significativas para suas vidas e poesias de alunos e professores.

Anchieta 12 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Da esquerda pra direita diretor David, representantes do Sicredi Adriano Oro e Paulo Barcarolo, professora Susana Veronese Vieira e o secretário de cultura Jair Fontanella

Adriano Oro novo gerente da agência local da Sicredi Grandes Lagos destacou que a cooperativa sempre está apoiando ações como estas. “É muito bonito ver os jovens engajados em prol de um mundo melhor, mais sustentável e muito felizes de poder ver todo esse movimento“.

O secretário de cultura Jair Fontanella declarou ser uma “atitude ímpar”. Sobre a participação dos alunos disse ser “essa a fase que tem de conscientizar na escola, porque fora disso, não vai conseguir nunca, temos que parabeniza-los para que isso continue sempre e outras escolas sigam o exemplo”.

“É uma culminância de várias ações que o projeto vem trazendo” comentou o diretor David Fernandes. “O mundo está clamando se preocupando mais com meio ambiente e o nosso planeta está pedindo ajuda e o que a gente está clamando e o que a gente puder fazer localmente com certeza teremos grandes ganhos então é de grande valia tudo o que está acontecendo aqui”, declarou o diretor.

Por volta das 13h15 na Cancha de Areia do Parque de Exposições com a participação do prefeito Elcio Jaime da Luz, foram plantadas algumas mudas numa ação conjunta no mesmo horário de escolas do mundo inteiro chamada de Eno Tree Planting Day (Dia de Plantio de Árvores).

Anchieta 3 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Anchieta 6 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Anchieta 4 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Prefeito Elcio Jaime ajudou a plantar algumas mudas
Anchieta 2 1 - Jornal Expoente Do Iguaçu

Mais de 100 países simultaneamente e o aluno Carlos Buaszchak Junior (foto) do 2º ano do Ensino Médio leu uma carta a princípio em inglês e complementada em português com uma mensagem endereçada a milhares de escolas em mais de 100 países.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui