ProntoVet

Prefeitura entrega gratuitamente a produtores rurais botijões de nitrogênio, sêmen e equipamentos para inseminação artificial

Segundo Secretaria de Agricultura a nova aquisição da prefeitura irá fornecer o material por pelo menos quatro anos aos produtores rurais

A prefeitura de Quedas do Iguaçu (centro-sul paranaense) através da Secretaria de Agricultura realizou a entrega a produtores de sêmen para bovinos leiteiros raça holandês Jersey e Pardo Suíço e nitrogênio líquido. O repasse aconteceu nas novas instalações da secretaria. A licitação destinada a Bacia Leiteira envolve ainda os materiais utilizados para as inseminações como luvas, palhetas e termômetros e deve suprir as demandas até o final desta gestão.

O prefeito Elcio Jaime da Luz acompanhado da vice Edith Maier e do secretário Alcindo participaram da entrega dos equipamentos.

Wp 1626788653476 - Jornal Expoente Do Iguaçu

São basicamente 35 botijões que estão no interior do município, os inseminadores comunitários, que foram amplamente treinados, fazem a inseminação para os seus vizinhos ou comunidade onde estão inseridos e colocam numa planilha todas as já realizadas. Uma vez por mês é abastecido com nitrogênio e sêmen, com data pré-determinada.

Foram adquiridos mais cinco botijões novos podendo assim ampliar o serviço gradativamente. “Basicamente são feitas 300 inseminações por mês chegando a quatro mil por ano e o nitrogênio conforme vai baixando o nível dos botijões que são especiais todo mês é completado com o líquido”, comentou o secretário de Agricultura Alcindo Penso.

“O apoio do governo municipal melhora a qualidade genética do rebanho, promove economia aos nossos produtores, por isso estamos investindo nesse setor, um dos mais importantes”, destacou o prefeito Elcio.

Wp 1626788680731 - Jornal Expoente Do Iguaçu

O objetivo segundo Penso é “eliminar a inseminação via touro (natural) pelo animal ser disseminador de doenças, principalmente brucelose, tuberculose entre outras, sendo ainda possível saber qual é a progênie (raça)”. “É claro que com isso estamos melhorando a genética do rebanho unindo isso a pastagem de boa qualidade, manejo e alimentação adequada a ideia é aumentar a produção do município” finalizou.

Wp 1626788622709 - Jornal Expoente Do Iguaçu

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Gif Geral Jp - Jornal Expoente Do Iguaçu

Últimas Notícias

Laranjeiras do Sul: Sicredi beneficiará a Casa de Repouso São Francisco Xavier no Dia C

No dia 2 de julho, a Sicredi Grandes Lagos PR/SP celebra o Dia de Cooperar, Dia C, por meio de uma ação...

Centro de Cultura realiza lançamento oficial do projeto Arte de Cantar

Na noite desta quarta-feira, dia 29, foi realizado no auditório do Centro de Cultura de Quedas do...

Sicredi Grandes Lagos PR/SP alcança R$ 1 bilhão em recursos totais

Presente no interior do Paraná e na Baixada Santista, a Sicredi Grandes Lagos PR/SP, cooperativa com mais...

Comentários Recentes