ProntoVet

Autoridades regionais querem reativar antigo aeroporto em Cruzeiro do Iguaçu

publicidade

Autoridades de municípios da região vieram  na manhã de sexta-feira, 18, em Quedas do Iguaçu (centro-sul paranaense) para discutir a possibilidade de reativação do antigo aeroporto de Cruzeiro do Iguaçu. O assunto foi apresentado por empresários,, deputados e representantes das regiões oeste e sudoeste em setembro de 2019, ao Chefe da Casa Civil do estado, Guto Silva e vem se desenrolando desde então.

publicidade

A comitiva liderada pelo prefeito de Cruzeiro do Iguaçu, Leonir Antônio Gelhen, foi recebida pelo prefeito Elcio Jaime da Luz em seu gabinete. O gestor veio pessoalmente fazer o convite para uma reunião na próxima sexta-feira, 25, naquele município, onde é esperada as presenças de Ezequiel Faria (Copel), representantes do governo do estado e dos sete municípios pertencentes ao Pró-Caxias.

Autoridades no gabinete do prefeito Elcio Jaime da Luz

“Estamos alinhando as tratativas para isso ser concretizado” comentou o prefeito de Cruzeiro. Sobre a importância Leonir disse ser “para o desenvolvimento da região”. ” Hoje sabemos que para as empresas em geral o tempo vale muito dinheiro e a locomoção rápida possibilitará realizar seus negócios com rapidez“.

Gelhen ficou satisfeito com a confirmação da presença de Elcio Jaime na reunião. “Quedas é um município parceiro nosso, e o prefeito Elcio disse que estará apoiando e analisando as propostas e com certeza não irá faltar esforços pra que isso venha a se concretizar”.

O prefeito Elcio Jaime confirmou a princípio sua presença na reunião, porém, se apresentou cauteloso sobre a situação, “ainda é cedo comentar sobre o assunto, após a reunião vou me pronunciar”.

A reenvidicação é antiga veja a história:

Inaugurado em 2000 para apoiar a construção da Usina de Foz do Chopim, localizada entre os municípios de Itapejara do Oeste e Coronel Vivida, o aeródromo está há vários anos inativo. Ocupa sete alqueires e conta com pista de 1.500 metros de comprimento e 22 de largura, com áreas para manobra, estacionamento de aviões e carga e descarga.

Reunião com autoridades da região com o Secretário da Casa Cívil Guto Silva aconteceu em 23/09/2019

“O aeródromo está numa região que precisa ser integrada. Pode ser uma alternativa para voos privados e, futuramente, ser incluído no Voe Paraná”, informou o chefe da Casa Civil. Guto Silva dizendo que o Estado iria avaliar as possibilidades para viabilizar o projeto, que pode ser a venda ou uma Parceria Público-Privada. “Vamos estudar qual a melhor modelagem para a reabertura do aeroporto. Estamos todos organizados para buscar uma solução.” disse. Na reunião daquela época (2019) foi entregue ao governo um documento com a proposta de reativação do aeroporto assinado por 17 prefeitos da região e mais de 300 empresas.

“Primeiro será alinhado com a estratégica, condições e viabilidade para depois ver qual é a estrutura” finalizou o prefeito de Cruzeiro.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Últimas Notícias

Pessoas com 23 anos ou mais poderão se vacinar contra Covid em Quedas

Mantendo um número importante de pessoas vacinadas e faixa etária, Quedas do Iguaçu (centro-sul paranaense) vai começar...

Sicredi registra emissão de 6 milhões de cartões

No mês de junho, o Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença em 24 estados e no Distrito Federal, chegou à marca de...

Covid-19: boletim epidemiológico Quedas do Iguaçu (30/07/2021) traz mais um obito

A vacinação continua e o número de casos do novo coronavírus, parece diminuir a cada dia, porém, não estamos livre da Pandemia...

Comentários Recentes