Home Destaques Autoridades regionais querem reativar antigo aeroporto em Cruzeiro do Iguaçu

Autoridades regionais querem reativar antigo aeroporto em Cruzeiro do Iguaçu

Autoridades regionais querem reativar antigo aeroporto em Cruzeiro do Iguaçu
Img 20210618 Wa0033 1 - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

Autoridades de municípios da região vieram  na manhã de sexta-feira, 18, em Quedas do Iguaçu (centro-sul paranaense) para discutir a possibilidade de reativação do antigo aeroporto de Cruzeiro do Iguaçu. O assunto foi apresentado por empresários,, deputados e representantes das regiões oeste e sudoeste em setembro de 2019, ao Chefe da Casa Civil do estado, Guto Silva e vem se desenrolando desde então.

Img 20210618 Wa0080 - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

A comitiva liderada pelo prefeito de Cruzeiro do Iguaçu, Leonir Antônio Gelhen, foi recebida pelo prefeito Elcio Jaime da Luz em seu gabinete. O gestor veio pessoalmente fazer o convite para uma reunião na próxima sexta-feira, 25, naquele município, onde é esperada as presenças de Ezequiel Faria (Copel), representantes do governo do estado e dos sete municípios pertencentes ao Pró-Caxias.

Img 20210618 Wa0056 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Autoridades no gabinete do prefeito Elcio Jaime da Luz

“Estamos alinhando as tratativas para isso ser concretizado” comentou o prefeito de Cruzeiro. Sobre a importância Leonir disse ser “para o desenvolvimento da região”. ” Hoje sabemos que para as empresas em geral o tempo vale muito dinheiro e a locomoção rápida possibilitará realizar seus negócios com rapidez“.

Gelhen ficou satisfeito com a confirmação da presença de Elcio Jaime na reunião. “Quedas é um município parceiro nosso, e o prefeito Elcio disse que estará apoiando e analisando as propostas e com certeza não irá faltar esforços pra que isso venha a se concretizar”.

O prefeito Elcio Jaime confirmou a princípio sua presença na reunião, porém, se apresentou cauteloso sobre a situação, “ainda é cedo comentar sobre o assunto, após a reunião vou me pronunciar”.

A reenvidicação é antiga veja a história:

Inaugurado em 2000 para apoiar a construção da Usina de Foz do Chopim, localizada entre os municípios de Itapejara do Oeste e Coronel Vivida, o aeródromo está há vários anos inativo. Ocupa sete alqueires e conta com pista de 1.500 metros de comprimento e 22 de largura, com áreas para manobra, estacionamento de aviões e carga e descarga.

News Interna 3 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Reunião com autoridades da região com o Secretário da Casa Cívil Guto Silva aconteceu em 23/09/2019

“O aeródromo está numa região que precisa ser integrada. Pode ser uma alternativa para voos privados e, futuramente, ser incluído no Voe Paraná”, informou o chefe da Casa Civil. Guto Silva dizendo que o Estado iria avaliar as possibilidades para viabilizar o projeto, que pode ser a venda ou uma Parceria Público-Privada. “Vamos estudar qual a melhor modelagem para a reabertura do aeroporto. Estamos todos organizados para buscar uma solução.” disse. Na reunião daquela época (2019) foi entregue ao governo um documento com a proposta de reativação do aeroporto assinado por 17 prefeitos da região e mais de 300 empresas.

“Primeiro será alinhado com a estratégica, condições e viabilidade para depois ver qual é a estrutura” finalizou o prefeito de Cruzeiro.

Pronto Vet - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui