ProntoVet

Boletins Epidemiológico Dengue e Covid-19 Quedas do Iguaçu (07/04/2022)

Sicoob - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

Como já era de se esperar com tantos casos na região a Dengue voltou a Quedas do Iguaçu (centro sul paranaense).

O número de casos confirmados da doença tanto na região quanto por aqui trazem preocupação. Novamente a saúde do município pede para toda população cuidar seus lotes onde pode haver acumulo de água para previnir a proliferação do mosquito causador da doença. E qualquer suspeita a pessoa deve ir até Unidade de Saúde para fazer o teste.

Image Editor Output Image 588700629 1644618058282 - Jornal Expoente Do Iguaçu
públicidade

Confira os Boletins emitidos pela Secretaria de Saúde de Quedas do Iguaçu

Wp 1649355802655 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Wp 1648649083317 - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade
Wp 1649355777818 - Jornal Expoente Do Iguaçu

Covid-19 ou Dengue? Veja as diferenças

Alguns sintomas dessas doenças se confundem, como febre, dor de cabeça e dor no corpo. Em certos casos, o diagnóstico é previamente apresentado como dengue, mas depois é confirmado como COVID-19.

A COVID-19 é uma doença respiratória aguda, na qual as pessoas infectadas geralmente apresentam febre, cansaço e tosse seca, que pode ser acompanhada de dor de garganta e dificuldade para respirar. Embora a maioria das pessoas apresente sintomas leves, a infecção pode evoluir para doenças respiratórias mais graves, como pneumonia.
Esses sintomas respiratórios não são frequentes na dengue, e apesar de as duas doenças serem febris e causarem dor de cabeça, dor pelo corpo e cansaço, esses sinais são mais intensos quando provocados pela dengue. 

Além disso, a dengue é caracterizada por dores nas articulações, problemas gastrointestinais, manchas avermelhadas pelo corpo, além da queda no nível de plaquetas do sangue o que leva aos sangramentos que caracterizam a forma grave da dengue.

Como se proteger?

COVID-19, todos precisam ter mais atenção às medidas preventivas. Higienizar as mãos com água em sabão, utilizar máscaras faciais se for necessário contato com outras pessoas e praticar o isolamento social, são as principais recomendações para evitar a disseminação do vírus.

Para se proteger da dengue, é preciso conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, combatendo a sua reprodução. O ambiente ideal para o criadouro do mosquito da dengue é aquele no qual há água parada, mesmo que a quantidade seja mínima. Para evitar que o inseto se crie, você deve evitar deixar a água parada.

Já a prevenção com o mosquito infectado pode ser feita com o uso de repelentes, inseticidas e outras medidas para afastar o inseto. No entanto, as medidas mais efetivas incluem acabar com os possíveis criadouros do inseto, o recomendável é substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia; deixar a caixa d´água tampada; cobrir os grandes reservatórios de água, como as piscinas, e remover do ambiente todo material que possa acumular água (garrafas pet, latas e pneus).

Fiquem atentos aos sintomas, se persistirem procurem a unidade hospitalar.

    

Wp 1646052433148 - Jornal Expoente Do Iguaçu
públicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Gif Geral Jp - Jornal Expoente Do Iguaçu

Últimas Notícias

Carro roubado em Quedas do Iguaçu é utilizado em assalto de relojoaria

Um veículo Gol furtado nesta semana em Quedas do Iguaçu (centro sul Paranaense) foi utilizado num assalto...

Quedas do Iguaçu: Violência assombra população

A população de Quedas do Iguaçu (centro sul paranaense) vive num clima de incertezas com relação a...

Feira Livre no Centro Cultural contará com música ao vivo

Músicos da cidade irão alegrar o clima da feira que contará com 45 expositores

Comentários Recentes