Home Saúde Boletins Epidemiológico Dengue e Covid-19 Quedas do Iguaçu (07/04/2022)

Boletins Epidemiológico Dengue e Covid-19 Quedas do Iguaçu (07/04/2022)

Boletins Epidemiológico Dengue e Covid-19 Quedas do Iguaçu (07/04/2022)
Sicoob - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

Como já era de se esperar com tantos casos na região a Dengue voltou a Quedas do Iguaçu (centro sul paranaense).

O número de casos confirmados da doença tanto na região quanto por aqui trazem preocupação. Novamente a saúde do município pede para toda população cuidar seus lotes onde pode haver acumulo de água para previnir a proliferação do mosquito causador da doença. E qualquer suspeita a pessoa deve ir até Unidade de Saúde para fazer o teste.

Image Editor Output Image 588700629 1644618058282 - Jornal Expoente Do Iguaçu
públicidade

Confira os Boletins emitidos pela Secretaria de Saúde de Quedas do Iguaçu

Wp 1649355802655 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Wp 1648649083317 - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade
Wp 1649355777818 - Jornal Expoente Do Iguaçu

Covid-19 ou Dengue? Veja as diferenças

Alguns sintomas dessas doenças se confundem, como febre, dor de cabeça e dor no corpo. Em certos casos, o diagnóstico é previamente apresentado como dengue, mas depois é confirmado como COVID-19.

A COVID-19 é uma doença respiratória aguda, na qual as pessoas infectadas geralmente apresentam febre, cansaço e tosse seca, que pode ser acompanhada de dor de garganta e dificuldade para respirar. Embora a maioria das pessoas apresente sintomas leves, a infecção pode evoluir para doenças respiratórias mais graves, como pneumonia.
Esses sintomas respiratórios não são frequentes na dengue, e apesar de as duas doenças serem febris e causarem dor de cabeça, dor pelo corpo e cansaço, esses sinais são mais intensos quando provocados pela dengue. 

Além disso, a dengue é caracterizada por dores nas articulações, problemas gastrointestinais, manchas avermelhadas pelo corpo, além da queda no nível de plaquetas do sangue o que leva aos sangramentos que caracterizam a forma grave da dengue.

Como se proteger?

COVID-19, todos precisam ter mais atenção às medidas preventivas. Higienizar as mãos com água em sabão, utilizar máscaras faciais se for necessário contato com outras pessoas e praticar o isolamento social, são as principais recomendações para evitar a disseminação do vírus.

Para se proteger da dengue, é preciso conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, combatendo a sua reprodução. O ambiente ideal para o criadouro do mosquito da dengue é aquele no qual há água parada, mesmo que a quantidade seja mínima. Para evitar que o inseto se crie, você deve evitar deixar a água parada.

Já a prevenção com o mosquito infectado pode ser feita com o uso de repelentes, inseticidas e outras medidas para afastar o inseto. No entanto, as medidas mais efetivas incluem acabar com os possíveis criadouros do inseto, o recomendável é substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia; deixar a caixa d´água tampada; cobrir os grandes reservatórios de água, como as piscinas, e remover do ambiente todo material que possa acumular água (garrafas pet, latas e pneus).

Fiquem atentos aos sintomas, se persistirem procurem a unidade hospitalar.

    

Wp 1646052433148 - Jornal Expoente Do Iguaçu
públicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui