Home Destaques Espetáculo “(In)Sustentável” lota Centro de Cultura em Quedas do Iguaçu 

Espetáculo “(In)Sustentável” lota Centro de Cultura em Quedas do Iguaçu 

Espetáculo “(In)Sustentável” lota Centro de Cultura em Quedas do Iguaçu 
Thumbnail Campanha Sorte Premiada Vai Distribuir Mais De R 400 Mil Em Brindes - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

O Centro de Cultura de Quedas do Iguaçum (centro-sul parananense) esteve lotado na sexta-feira, dia 25, com a apresentação “(In)Sustentável” da Cia MalbArt, de Curitiba. A peça teatral com *música contemporânea veio ao município através da Secretaria de Cultura e expressa um tema muito atual, o meio ambiente, em especial sobre o lixo jogado nos oceanos que hoje atinge quase mais em número do que os próprios peixes.

4 2 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Nossa reportagem esteve na montagem do cenário e conversou com a equipe teatral na foto em branco a presença do secretário de cultura Jair Fontanella

“Através da arte, dança e da cultura se consegue transformar pensamentos” destacou um dos atores e criadores da peça, Patrich Lorenzzetti. “Além da formação de plateia, especificamente com a arte da dança contemporânea, levando essa informação pras crianças estamos levando a informação para quem é o futuro de nosso país, a ideia é, desde cedo, colocar essa sementinha na cabeça Deles, pra que Eles se comprometam com o meio ambiente e o futuro do mundo, seja pra mais sustentabilidade e recursos naturais”. O secretário de cultura, Jair Fontanella, destacou que a principal importância é justamente por termos nossos rios e represas tão perto, para Ele nossa região “é muito focada nisso”. Rotariano há mais de 40 anos, Fontanella analisou que hoje em dia existe ainda mais consciência, “felizmente também nas escolas” disse.

Inviolavel - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade
2 2 - Jornal Expoente Do Iguaçu

E o ápice do evento foi durante a tarde, quando o espetáculo foi assistido por quase 400 estudantes das escolas Colégio Estadual Padre Sigismundo (CEPS), José de Anchieta, Arnaldo Busato, Escolas Pinheirais e Santos Dumont.

Com cenário e figurinos feitos com materiais reciclados como rede de pesca e garrafas pets, os bailarinos Patrich Lorenzetti e Marcela Pinho trouxeram através da dança contemporânea uma reflexão a respeito da poluição exacerbada do lixo, em todo o mundo. Em alguns momentos durante a apresentação era citado por exemplo, a quantidade de lixo produzido e encontrado nos oceanos, fazendo dos animais vítimas dessa irresponsabilidade. 

Para a professora de Educação Física, Tereza Wisotynski, da Escola Santos Dumont, o evento foi muito importante e educacional. “É muito importante a conscientização do meio ambiente e a valorização da reciclagem, não jogar lixo em qualquer lugar e trazer a cultura de não poluir”, comentou.

1 4 - Jornal Expoente Do Iguaçu

Bate papo com os estudantes

Após a apresentação as crianças puderam participar de um bate-papo com os atores. Durante a conversa, a bailarina Marcela destacou a importância da criação de projetos culturais que incentivem a dança pelo governo municipal, estadual e nacional. “Para que haja mais projetos como esse é preciso cobrar as autoridades que criem e invistam na cultura”, disse. 

A conversa também tocou alunos que se interessam pela profissão artística e questionaram os bailarinos em como começar. “Eu era goleiro aos 15 anos e depois comecei a fazer aulas de dança. Não existe um momento para se tornar bailarino. Mas, se existe um caminho é fazendo aulas de dança”, contou o ator Patrich.

A Cia Malbart também se apresentou durante à noite. O espetáculo (In)sustentável chega aos municípios paranaenses através do projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) da Secretaria do Estado de Comunicação Social e da Cultura do Governo do Estado do Paraná, com apoio da COPEL. A próxima cidade que receberá a apresentação é Palotina. 

No sábado,26, foram realizadas duas oficinas no Centro de Cultura com vagas limitadas.

*Música contemporânea é a música dos séculos XX e XXI, posterior ao movimento impressionista e aos vários nacionalismos.

Image Editor Output Image1283367225 1644581751527 - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui