Home Destaques Mais de 50 cidades participam 19º Encontro de Conselheiros Tutelares ACTCENTRO

Mais de 50 cidades participam 19º Encontro de Conselheiros Tutelares ACTCENTRO

Mais de 50 cidades participam 19º Encontro de Conselheiros Tutelares ACTCENTRO
Wp 1646052433148 - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

A 19ª edição do Encontro de Conselheiros Tutelares reuniu nesta quarta-feira, 9, no Centro Cultural de Quedas do Iguaçu (centro-sul paranaense) mais de 50 municípios.

Realizado pelo Conselho Tutelar do município e com a parceria da Associação dos Conselheiros Tutelares do Centro do Paraná ACTCENTRO e prefeitura (Secretaria de Assistência Social) o encontro teve por objetivo qualificar e ampliar o conhecimento dos Conselheiros Tutelares e dos Agentes de Operadores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

4 1 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Prefeito Elcio Jaime da Luz participou da abertura dos trabalhos pela manhã
Eletro - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

Pela manhã após a cerimônia inicial que contou com presença de diversas autoridades, destaque para o prefeito Elcio Jaime da Luz, vice Edith Maier, secretário de ação social, Jacir dos Santos e a presidente da ACTCENTRO Vilma Aparecida de Paula que dirigiu os trabalhos até às 11h30. Entre as atrações do evento o Projeto Gente apresentou a peça Diante dos Olhos, organizada pelo professor Adão com os alunos da entidade.

A tarde após a apresentação musical do interprete de Quedas do Iguaçu, Joelcio Vieira, começaram os trabalhos com a participação do Promotor da Infância e Adolescência da Comarca Quedense, Vinícius Henrique Bofo, aconteceu a palestra com o também promotor de justiça titular da 21ª Vara Cível de Curitiba/PR, Dr. Murilo José Digiácomo  com o tema “Atribuições e Ações do Conselho Tutelar na Rede de Atendimento”.

2 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Doutor José Digiácomo ministrou a palestra com o tema “Atribuições e Ações do Conselho Tutelar na Rede de Atendimento”.

Em entrevista ao JE doutor Murilo (foto) destacou a importância da prevenção. “Nós podemos agir com rapidez para que qualquer situação seja enfrentada e solucionado o quanto antes, aí a necessidade de nós debatermos as melhores formas de atuação, não só o Conselho Tutelar, mas dentro do sistema de garantia dos direitos da criança”. Ele argumenta que “se cada um souber qual é o seu papel e o que cabe a ele fazer e o que cabe os demais fazerem desenvolvendo o espirito de atuação conjunta e ver a Lei de forma integrada e articulada harmônica, a gente vai conseguir que cada um dê sua contribuição com maior eficiência, e “o todo” consiga atingir situações que talvez hoje não estamos conseguindo com prevenção chegar antes do problema ou chegar logo para não se agravar“.

Save 20220119 110111 1 - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade
Promotor Vinicius 2 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Promotor da Infância e Adolescência da Comarca de Quedas do Iguaçu, Vinícius Henrique Bofo

O promotor Vinícius destacou que este tipo de evento de capacitação da Rede de Proteção são de “tremenda importância”. Ele disse tentar através da Procuradoria da Infância sempre manter a conversa, pois a capacitação constante, é imprescindível para o atendimento de crianças e adolescentes que demandam e estão em situação de risco, isso é previsto e exigido por lei. Bofo demonstrou estar feliz pela presença do Doutor Murilo para Ele uma referência nacional nos direitos da infância e juventude. “Com certeza agrega em muito  o conhecimento para todos nós, Eu sou ouvinte e aprendiz Dele, é uma honra Quedas do Iguaçu receber um evento dessa importância”. “Nós sabemos da necessidade das nossas crianças e o CT precisa estar cada vez mais capacitado e preparado é sempre melhor”. Para doutor Vinícius o congresso “coloca o município no mapa de desenvolvimento em trabalho em favor e proteção da infância e da juventude”. O trabalho de organização do evento feito pelos conselheiros locais.        

Image Editor Output Image1283367225 1644581751527 - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui