Home Destaques <em>Secretaria de Saúde promove encontro e palestra com profissionais da área em Quedas do Iguaçu</em>

Secretaria de Saúde promove encontro e palestra com profissionais da área em Quedas do Iguaçu

<em>Secretaria de Saúde promove encontro e palestra com profissionais da área em Quedas do Iguaçu</em>
Save 20220302 150954 - Jornal Expoente Do Iguaçu
públicidade

Na noite de quinta-feira, 03, foi realizado, através da Secretaria de Saúde de Quedas do Iguaçu, um encontro entre os profissionais de saúde da rede municipal.

O evento aconteceu nas dependências do Centro de Cultura e contou com a presença do músico e palestrante Beto Grasel, com o tema ‘Qualidade no Atendimento e Trabalho em Equipe’.

Wp 1646052406756 - Jornal Expoente Do Iguaçu
públicidade

De forma descontraída, Beto interage com o público através da música, humor e histórias reais de superação. Investindo no conteúdo reflexivo, o palestrante conquista a atenção da plateia através de um conteúdo leve e de impacto emocional.

“A gente fala muito disso [motivação], mas de uma forma diferente. Encontramos uma didática que torna o evento diferenciado, gostoso, com música, com humor, com reflexão, também”, declara Beto.

Wp 1646391495344 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Alberto Grasel natural de Xaxim (SC) além de músico é palestrante

Grasel, que já morou em Quedas do Iguaçu, como ele mesmo conta, dá destaque ao papel essencial desempenhado pelos profissionais da saúde, enfatizando o cenário da pandemia.

“São profissionais que sofreram e ainda sofrem demais, são a linha de frente da pandemia. É o setor da prefeitura que é mais cobrado da sociedade”, afirma o palestrante.

Raquel Eleuterio Preto, secretária municipal de saúde, descreveu o propósito do encontro, colocando em evidência o valor de cada trabalhador ligado à saúde em Quedas do Iguaçu. Eleuterio assinala os pontos positivos na atuação do quadro municipal de profissionais, mas não deixa de reconhecer os pontos onde se pode melhorar.

“O grande objetivo da nossa reunião, hoje, foi trazer uma mensagem de reconhecimento, de gratidão e, sobretudo, de valorização dos trabalhadores da saúde”, expressa a secretária.

Ela acrescenta, ainda, que o momento busca “valorizar o que a gente já faz de bom com todos os trabalhadores na nossa prática diária, nos nossos atendimentos junto à população, e também pontuarmos aquelas ações que não são de excelência e que temos potencialidades para ainda estar melhorando”.

Wp 1646391516958 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Secretária Raquel Eleutério Preto discorre em defesa dos profissionais de saúde
Image Editor Output Image1283367225 1644581751527 - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

O encontro foi, de acordo com Raquel, uma das formas encontradas para motivar os profissionais, que, de acordo com a secretária, foram sobrecarregados no período da pandemia.

“As energias dos profissionais de saúde foram exauridas, porque tiveram uma sobrecarga de trabalho, na verdade. Isso vai se somatizando ao longo dos meses, ao longo do ano, e eles estão extremamente cansados”, relata.

Um estudo divulgado pela Organização Pan-Americana da Saúde, realizado em onze países latino-americanos, mostra que entre 14,7% e 22% dos trabalhadores de saúde entrevistados em 2020 apresentaram sintomas que levaram à suspeita de um episódio depressivo, enquanto entre 5% e 15% dos trabalhadores disseram que pensaram em cometer suicídio.

O encontro contou, ainda, com a presença da vice-prefeita de Quedas do Iguaçu, Edith Maier, e da coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Joceia Dias, entre outras personalidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui