Home Destaques Programa do Sicredi oferece assistência técnica para produtores rurais associados

Programa do Sicredi oferece assistência técnica para produtores rurais associados

Programa do Sicredi oferece assistência técnica para produtores rurais associados

Com raízes no campo e extensa parceria com o setor agro, o Sicredi, ao longo de sua história, tem atuado para oferecer as melhores soluções financeiras aos produtores rurais associados em todo o país. No estado do Paraná, a cooperativa Sicredi Grandes Lagos PR/SP, desenvolve, desde janeiro de 2020, um programa de assessoria rural, com acompanhamento e prestação de assistência técnica, sem custo. A iniciativa “Sicredi Agro Mais (+)” realizada em formato piloto já conta com a participação de 15 produtores rurais associados dos municípios paranaenses de Laranjal, Marquinho e Diamante do Sul.

Thumbnail Plantio De Alface No Sistema De Hidroponia - Jornal Expoente Do Iguaçu

Durante os dois primeiros anos do projeto, os associados receberam visitas técnicas nas propriedades e indicações para adequações, como auxílio para implantação de diversidade de culturas. As orientações profissionais foram feitas por meio da parceria com uma empresa de planejamento agro, contratada pela cooperativa para prestar o serviço aos produtores rurais participantes. Colaboradores das agências Sicredi nos três municípios também acompanharam os produtores rurais com o suporte para ações desenvolvidas, tanto na área de negócios quanto de crédito.

O programa “Sicredi Agro Mais (+)” foi concluído neste mês de novembro com três encontros presenciais, realizado em uma propriedade de cada município e com a participação dos 15 produtores rurais e lideranças da cooperativa Sicredi Grandes Lagos.

Thumbnail Produtores Rurais De Diamante Do Sul - Jornal Expoente Do Iguaçu
Thumbnail Agricultores Do Marquinho - Jornal Expoente Do Iguaçu

“Criamos esse programa para oferecer conhecimento, aprendizado e assistência técnica de qualidade aos nossos associados, para que eles busquem na propriedade a diversificação das atividades, das culturas e obtenham melhores condições de comercialização de seus produtos, de estruturas físicas e, consequentemente, de vida, tanto financeira quanto social, sem nenhum custo”, declara o presidente da Sicredi Grandes Lagos PR/SP, Orlando Muffato.

Para o técnico agropecuário e tecnólogo ambiental da empresa Agro Planejamentos, Ademar Ferreira de Albuquerque, responsável pelas visitas técnicas, o “Sicredi Agro Mais (+)” oportunizou aos produtores mais conhecimento, gerou mais renda através da diversificação de outras culturas, trouxe resultados positivos e potencializou as propriedades. “Na pecuária de leite, famílias que, com 13 animais, obtinham uma média de 50 litros de leite/dia, aumentaram a renda e a produtividade para 250 litros/dia. Alta conseguida sem grandes investimentos, apenas com melhoria de técnicas e manejos diferentes. Também integraram o projeto famílias associadas que construíram estufas de morangos para cultivo e comercialização. E outra que aumentou a renda mensal com a venda de hortifruti na cidade, são alguns dos exemplos alcançados durante a realização do programa”, enfatizou.

Thumbnail Presidente Orlando Muffato Da Sicredi Grandes Lagos - Jornal Expoente Do Iguaçu
Orlando Muffato presidente do Sicredi Grandes Lagos

Além disso, outras atividades também se destacaram durante a realização do programa: Foram construídas estufas para produção de morango, tomate, hortaliças com sistema de hidroponia, plantio de mais de 6 mil mudas de pepinos, plantio de frutíferas, aumento na produção de mel, enxertia de mesa em videiras, incentivo na implantação de estufa para orquídeas, proteção de nascentes e recuperação de áreas degradadas, implantação de novas pastagens, gestão e controle leiteiro e reprodutivos, e dieta alimentar.

“Todo esse movimento fomentou a geração de renda no campo, fortaleceu a produção nas propriedades e transformou até mesmo a realidade de vida dos produtores dos três municípios piloto. Por isso, quero parabenizar todos os produtores rurais associados pelo comprometimento com as ações propostas pela assistência técnica e que resultaram em grandes transformações. Tudo o que foi feito foi pensando na melhoria da qualidade de vida dos produtores associados com o objetivo de contribuir com o fortalecimento do agro e com a sucessão familiar no campo que é algo tão importante nos dias atuais”, finaliza o presidente.

Com a conclusão do programa “Sicredi Agro Mais (+)” nos municípios de Laranjal, Marquinho e Diamante do Sul, a cooperativa Sicredi Grandes Lagos vai estender a iniciativa em 2022 para outros municípios da sua área de atuação no Paraná, os quais em breve serão divulgados.

Confira quem foram os 15 produtores associados beneficiados no “Sicredi Agro Mais (+):

AGRICULTORES DE DIAMANTE DO SUL

SIRLENE APARECIDA BASSANI

MARA DE LIMA BARBOSA

SUMIKO MARTA FUNAYAMA DA SILVA

JOÃO ADEMIR

ISA FUNAYAMA

AGRICULTORES DE MARQUINHO

MADALENA OBAL

IVANEIDE DE FÁTIMA

PAULO CEZAR DE OLIVEIRA

JULIANO ALVES DOS SANTOS

RAFAEL CIESLAK

AGRICULTORES DE LARANJAL

RODRIGO MATOZO

MARCOS DANIEL DOS SANTOS

EDNILSON SANTOS MENDES

JOAO VAGNER BORGES

JALISSON MARTINS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui