Home Destaques Araupel comemora 49 anos e reforça compromisso com sustentabilidade e desenvolvimento

Araupel comemora 49 anos e reforça compromisso com sustentabilidade e desenvolvimento

Araupel comemora 49 anos e reforça compromisso com sustentabilidade e desenvolvimento
15 De Set - Jornal Expoente Do Iguaçu

CEO da empresa, Norton Fabris destacou o trabalho de excelência desenvolvido pelo time ao longo desta trajetória

A Araupel — fabricante e exportadora de componentes de madeira para a construção civil — está celebrando, neste mês de setembro, 49 anos de trajetória. Para marcar o aniversário, o CEO Norton Fabris e demais membros da diretoria participaram de programação especial, junto aos colaboradores, nesta sexta-feira (3). A atividade ocorreu no refeitório da planta de Guarapuava, com transmissão ao vivo para a unidade de Quedas do Iguaçu.

Fabris ressaltou o trabalho de excelência desenvolvido pelo time da Araupel, ao longo de suas quase cinco décadas. Recentemente, a empresa anunciou um investimento de R$ 40 milhões para ampliar a fábrica de Guarapuava. “Temos certeza de que só foi possível chegar até aqui e conquistar os mercados mais exigentes do mundo devido à qualidade dos nossos produtos e à dedicação dos nossos colaboradores”, destacou.

Pronto Vet - Jornal Expoente Do Iguaçu
públicidade
Img 20210903 Wa0072 - Jornal Expoente Do Iguaçu

Para o CEO — que esteve, nas últimas semanas, em agendas com o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, e com os prefeitos de Quedas do Iguaçu, Élcio Jaime, e de Guarapuava, Celso Góes —, o aniversário também é uma oportunidade para projetar o futuro, com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento. “Transformamos a vida de muitas pessoas aqui no Estado, gerando empregos, renda e oportunidades. E seguimos olhando para o futuro”, projetou Fabris.

Img 20210826 Wa0041 - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

Histórico

Fundada em 1972, a partir da união de dois grupos tradicionais — Madeireira Giacomet S.A. e Marodin S.A. Exportação —, a Araupel é a segunda maior fabricante brasileira no setor da madeira. Com unidades em Guarapuava e Quedas do Iguaçu, emprega diretamente 1,7 mil colaboradores e gera ainda cerca de 3 mil empregos indiretos.

Uma das marcas da Araupel é a sustentabilidade de ponta a ponta. Um exemplo, entre os produtos, é o Araupellet, que representa uma alternativa compacta e ecológica para gerar calor em caldeiras e queimadores de grandes e pequenos negócios. Tem baixo custo quando comparado a fontes de energia térmica — como diesel, gás e combustíveis fósseis. É reconhecido pelo IBAMA como um combustível ecologicamente correto, sem riscos de explosão, cheiro ou fumaça, trazendo segurança e qualidade.

Na Araupel, tudo é reaproveitado. A biomassa é utilizada por mais de 50 empresas do Paraná, entre elas BRF, Copacol, Arauco do Brasil, Klabin, Iberkraft, Vibra e Caltec. Além das questões ambientais, a empresa também contribui em diversos segmentos, desde a indústria alimentícia até a produção de papel, já que a biomassa permite diversas aplicações.

A Araupel também integra duas associações norte-americanas, que a habilitam internacionalmente, de acordo com as especificações técnicas e o padrão de qualidade exigidos pelo mercado: a Moulding & Millwork Producers Association e a World Millwork Alliance. No cenário nacional, a empresa faz parte da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (ABIMCI).

Crédito das fotos: Renata Dalla Vecchia N. – Comunicação Araupel

Img 20210812 Wa0057 - Jornal Expoente Do Iguaçu
públicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui