Home Saúde Cardiologista curitibano traz quatro medidas para baixar a pressão arterial sem remédios

Cardiologista curitibano traz quatro medidas para baixar a pressão arterial sem remédios

Cardiologista curitibano traz quatro medidas para baixar a pressão arterial sem remédios

As quatro medidas para baixar a pressão arterial sem tomar remédios são eficazes, mas não substituem os medicamentos para quem precisa deles. O alerta faz parte da introdução de episódio do canal do YouTube, Café com Medicina, do  cardiologista curitibano, professor e doutor em Medicina Interna Dr. Gustavo Lenci Marques: https://youtu.be/GilF3A1hSa4, em que ele fala sobre a hipertensão, doença silenciosa e perigosa.

Sicoob Novo 2 - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

Quatro medidas para abaixar a pressão arterial sem medicação

Redução de peso

Setenta e cinco por cento das pessoas diagnosticadas com hipertensão estão acima do peso. Sinal de alarme, porque o aumento de 5 pontos no IMC, Índice de Massa Corpórea, eleva em 30% o risco de morte prematura.

Um dado positivo, é que a cada 5 kg de sobrepeso reduzidos, a pressão arterial pode abaixar até 4 milímetros de mercúrio  – o milímetro de mercúrio (MMHG) é a unidade de medida da pressão arterial.

Dieta adequada

“Não tem mágica nem alimento milagroso, mas sim uma dieta saudável”, avisa Lenci. A dieta dash, no entanto, reduz risco de infarto e AVC, pode abaixar a pressão arterial em até 11 mmhg, e consiste basicamente na substituição de sódio por alimentos ricos em cálcio, magnésio, fibras e pouca ingestão de gordura.

Atividade física

É preciso diferenciar atividade física de exercício físico. Atividade física é tudo o que as pessoas fazem no dia a dia em  tarefas domésticas, da própria profissão etc.

“Já exercício físico regular vai diminuir com consistência a pressão arterial”, afirma o cardiologista. Pelo menos 150 minutos de exercício na semana associando aeróbico, como corrida, com o de resistência, como a musculação.

Hoje há a opção de canais no YouTube em que profissionais especializados ensinam e orientam a fazer exercícios em casa.

Atividades antiestresse

A meditação transcendental é, entre as práticas antiestresse difundidas hoje, a que tem eficácia cientificamente comprovada de reduzir a pressão em até 4 mmhg.

Outras práticas, como a  a respiração lenta e guiada, que pode baixar até 6 mmhg da pressão arterial, e a musicoterapia, demonstram evidências, mas sem comprovações de longo prazo.

Hipertensão e população negra: teoria da escravidão

Toda hipertensão ocorre porque o sangue com muito sódio retém mais líquido, fazendo a pressão arterial subir. Retendo mais líquido, o organismo fica mais resistente à desidratação, mas isso não é vantagem, principalmente com a prevalência de dietas hipersódicas, hoje. No tempo da escravização do povo negro, no entanto, pode ter garantido uma sobrevida mais longa a muitos escravizados.

Dados sugerem, conta Lenci, que até 72% dos negros que eram escravizados morriam nos primeiros quatro anos de escravidão, sendo a desidratação uma causa de morte comum.

“Assim, aqueles que já tinham o gene de retenção de sódio, que retinham mais líquido, viviam mais e transmitiam mais esse gene às gerações subsequentes”, conclui Lenci.

Segundo ele, a teoria da escravidão propõe que esses genes da retenção de sódio seriam ainda hoje responsáveis pelos altos índices de hipertensão na população afroamericana.

Farmacias Santa Maria Logo - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

Informações sobre saúde baseadas em evidências

No ar desde janeiro de 2020, o canal Dr. Gustavo Lenci Marques (https://www.youtube.com/channel/UCxH13AwTizUe8lyOH0mYwyA) tem mais de 6 mil inscritos e foi criado para  difundir informação objetiva e de qualidade da área da saúde, sempre de maneira descomplicada e baseada nas mais recentes pesquisas e na Medicina baseada em evidências.

Entre os temas abordados estão polêmicas em evidência na mídia, curiosidades, histórias da Medicina e explicações sobre doenças, medicamentos e vacinas. Toda semana são publicados novos vídeos voltados ao público em geral e, às segundas-feiras, o Dr. Gustavo Lenci Marques ainda realiza lives, às 20h, direcionadas a acadêmicos de Medicina e médicos sobre atualizações e novidades da Cardiologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui