Home Saúde 6 de Junho – Dia Nacional do Teste do Pezinho

6 de Junho – Dia Nacional do Teste do Pezinho

6 de Junho – Dia Nacional do Teste do Pezinho

O evento, gratuito para associados, está marcado para o dia 5 de junho e será transmitido pela plataforma On24

Dia 6 de junho, domingo, marca o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Neste ano, o evento terá uma importância a mais, uma vez que o presidente Jair Bolsonaro acaba de sancionar a lei que amplia o teste no SUS (o número de doenças que serão diagnosticadas ultrapassa a 50. No teste do pezinho convencional são apenas seis). 

Para celebrar a data, a Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM) promove, no dia 5 de junho (sábado), a partir das 9h, um Seminário online, gratuito aos associados, com o tema “Desafios na Ampliação da Triagem Neonatal no Brasil”, com a presença de grandes nomes da área de diagnóstico neonatal. O evento será transmitido pela plataforma On24.

No temário, assuntos como: Importância e os Desafios da Ampliação da Triagem Neonatal no Brasil; O que podemos aprender com a ampliação da Triagem Neonatal em outros países; A experiência do Distrito Federal na ampliação da Triagem Neonatal; O que esperar do projeto de lei 5043/20 e o seu possível impacto na saúde dos neonatos, e ainda um debate final. 

Entre os nomes confirmados estão a endocrinologista e presidente da SBTEIM, Dra. Tânia Bachega; o diretor executivo da SBTEIM e médico pediatra, Dr. Armando Fonseca; a médica geneticista e vice-presidente da Sociedade, Dra. Carolina Fischinger; o professor do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad) Dr. José Nélio Januário Neto; a geneticista e professora da UNIFESP/SP, Dra. Ana Maria Martins; o médico geneticista do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge de Portugal, Dr. Hugo Rocha; além da chefe do Núcleo de Genética do Hospital de Apoio de Brasília e do Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) do Distrito Federal (DF), Dra. Maria Teresinha de Oliveira Cardoso, e do diretor-executivo da SBTEIM, Carlos Eduardo Gouvêa.

Aos associados da SBTEIM que ingressarem no mês de junho, a taxa de anuidade não será cobrada, além de poderem participar do evento gratuitamente.

O Seminário também conta com patrocínio de empresas como PerkinElmer, Waters, DLE/Grupo Hermes Pardini, Intercientífica, Danone/Nutrícia e Biomarin.

SBTEIM

A Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM) tem como objetivo principal reunir profissionais envolvidos com estudos e pesquisa relacionados à Triagem Neonatal no Brasil.

A entidade visa ainda estimular e divulgar os processos diagnósticos e terapêuticos de doenças genéticas, metabólicas, endócrinas e infecciosas, que possam prejudicar o desenvolvimento somático, neurológico ou psíquico do recém-nascido.

Anteriormente denominada Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal – SBTN, foi fundada em 18 de setembro de 1999 e, após longo período de inatividade, a SBTN ressurgiu no dia 18 de março de 2016, em São Paulo.

A SBTEIM tem como premissa, defender a dignidade do profissional que se dedica à Triagem Neonatal e aos EIM, além de resguardar e proteger os interesses dos pacientes e familiares que se beneficiam de um diagnóstico precoce; e orientar à terapia correta no tempo adequado e acompanhamento de suas enfermidades ao longo da vida.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

9h

Abertura: Tânia Bachega, Presidente SBTEIM

20 anos da SBTEIM: Armando Fonseca, Diretor Executivo SBTEIM;

9:15 h – Simpósio

Moderadores

Carolina Fischinger de Souza, Vice-Presidente SBTEIM

José Nélio Januário Neto, NUPAD/MG;

Importância e os Desafios da Ampliação da Triagem Neonatal no Brasil

Dra. Ana Maria Martins, UNIFESP/SP;

O que podemos aprender com a ampliação da Triagem Neonatal em outros países?

Dr. Hugo Rocha, Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge/Portugal;

A experiência do Distrito Federal na ampliação da Triagem Neonatal

Dra. Maria Teresinha de Oliveira Cardoso, SRTN/DF;

10:30 h – O que esperar do projeto de lei 5043/20 e o seu possível impacto na saúde dos neonatos. 

Carlos Eduardo Gouvea, Diretor Executivo SBTEIM.

10:40 h: Debate Final

11:30 h: Encerramento

Mais Informações:

Oficina de Mídia/Contato (Assessoria de Imprensa da SBTEIM)

Maurício Santini (11) 940086157 (Whatsapp)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui