Home Tecnologia 5G deve elevar patamar da indústria brasileira saiba quando irá chegar em sua cidade

5G deve elevar patamar da indústria brasileira saiba quando irá chegar em sua cidade

5G deve elevar patamar da indústria brasileira saiba quando irá chegar em sua cidade

A nova geração de internet móvel, que promete uma revolução, está prestes a chegar ao Brasil. O 5G tem conexão com velocidade ultrarrápida, trazendo uma evolução nos sistemas da Internet das Coisas (IoT), o que deve facilitar ainda mais a conectividade das máquinas, melhorando as formas de interação e aumentando a velocidade e a segurança na troca de dados.

Já adotada em alguns países, a tecnologia é 20 vezes mais rápida do que o 4G. Além de ter um tempo muito menor entre um clique e a resposta, seu alcance também é um fator determinante.

Img 20210524 Wa0082 1 - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

Segundo o deputado federal Gustavo Freut (PDT-PR), membro da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, o Brasil vive um contraste com o avanço tecnológico em relação a muitos países, inclusive com a falta de democratização do acesso à tecnologia, o que deve mudar com a chegada do 5G.

“Irá agilizar e muito, e permitir que o Brasil fique no mesmo padrão de países com tecnologia de ponta para a implantação de mudanças que são decisivas quando se pensa em competição e no mercado internacional. Isso vai se verificar na agricultura, na prestação de serviços e evidentemente na indústria”, destacou.

Content Arte Cronograma - Jornal Expoente Do Iguaçu



Regiões remotas do País, ribeirinhos e os moradores do campo tendem a ser muito beneficiados com a cobertura da nova tecnologia. Mas é principalmente o setor produtivo (indústria e agronegócio, por exemplo) que está prestes a viver uma revolução.

No edital do leilão, que foi aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), está previsto que o 5G deve funcionar nas 26 capitais do Brasil e no Distrito Federal em julho de 2022. Para todas as cidades do Brasil com mais de 30 mil habitantes, o prazo é julho de 2029.

Content Arte Caracteristicas - Jornal Expoente Do Iguaçu

Para o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Nogueira Calvet, a população deve ser muito beneficiada pela nova tecnologia, sobretudo por meio das empresas. “Terá um impacto, creio eu, até muito maior para as empresas. Porque o 5G é uma tecnologia que vai permitir a comunicação não somente entre as pessoas, mas sobretudo, entre máquinas. É máquina conversando com máquina, é máquina conversando com a infraestrutura”, disse.

Atualmente, as operadoras conectam, por exemplo, máquinas de cartão, monitoram caminhões e veículos, mas não vão muito além disso. A ideia é que o 5G ofereça ferramentas para conectar outros produtos e a custos mais baixos. Tecnologias como os carros autônomos e a telemedicina devem avançar com sua implementação, bem como a “indústria 4.0”, com toda a linha de produção automatizada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui