Home Tecnologia Redes sociais dos clubes de futebol registram melhor 1º trimestre em volume de novas inscrições dos últimos 5 anos

Redes sociais dos clubes de futebol registram melhor 1º trimestre em volume de novas inscrições dos últimos 5 anos

Redes sociais dos clubes de futebol registram melhor 1º trimestre em volume de novas inscrições dos últimos 5 anos

Na edição de março do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, o IBOPE Repucom destaca a alteração do critério de coleta do número de seguidores no Facebook. Desde o início do ano, o Facebook vem implementando e disponibilizando gradativamente uma nova identidade visual mais simplificada para suas páginas, que privilegia a informação de “seguidores”, passando a não exibir o volume de curtidas das páginas. Segundo comunicado da empresa, o objetivo é tornar mais claro quantas pessoas podem ser alcançadas por cada conteúdo.

Por este motivo, a partir desta edição do ranking, a informação que será considerada para o estudo passa a ser de “seguidores” da página, e não mais o volume de “curtidas”. Desta maneira será possível manter o caráter comparativo da informação, pois passa a ser a única métrica que será mantida como padrão para todas as páginas na plataforma.

Pronto Vet - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

Mesmo desconsiderando a adoção do novo critério na contabilização dos seguidores no Facebook, o primeiro trimestre de 2021 foi o melhor dos últimos 5 anos em volume de novas inscrições nas plataformas sociais dos clubes brasileiros, 33% maior que a média do período e 15% maior que o primeiro trimestre do ano anterior. Este movimento foi causado, sobretudo, devido ao calendário estendido das competições de 2020 que se encerraram apenas no último mês.

Sicoob Novo 2 - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

Os 5 clubes que se destacaram em março foram: Flamengo, Palmeiras, Grêmio, São Paulo e Santos. Juntos, foram responsáveis por 1,8 milhão de inscrições ou 71% do total entre todos os clubes no período.

Flamengo repetiu a liderança no crescimento mensal. No último mês, já contando com o volume de seguidores no Facebook, o rubro-negro somou mais de 900 mil novas inscrições em seus canais oficiais. Mais da metade (54%) do desempenho flamenguista no último mês foi proveniente de sua base de seguidores no Facebook. O clube alcançou os 10 milhões de seguidores em seu perfil oficial no Instagram, marca inédita entre os clubes de futebol nacionais e, somado ao novo critério adotado para o Facebook, o clube ultrapassou os 39 milhões de inscritos no combinado de todos os seus perfis sociais.

Palmeiras, recentemente campeão da edição 2020 Copa do Brasil, segue colhendo os frutos da boa fase e obteve o segundo maior crescimento no último mês. O clube somou quase 345 mil inscritos no combinado de suas redes.

Grêmio, finalista da Copa do Brasil de 2020, fecha o pódio ao somar 228 mil inscrições em março. O clube ultrapassou a marca de 2 milhões de seguidores em seu perfil no Instagram e chegou a 9 milhões de inscritos no combinado entre todas as suas redes sociais.

São Paulo e Santos fecham o TOP 5 e aprecem em quarto e quinto lugar, somando 195 mil e 148 mil novas inscrições, respectivamente. O Cuiabá, uma das novidades do ranking graças a ascensão à Série A de 2021, saltou duas posições ao registrar crescimento de sua base em mais de 8% no último mês. Paraná, América-MG e Guarani também avançaram uma posição cada no último mês..

Logo - Jornal Expoente Do Iguaçu
Image 2 - Jornal Expoente Do Iguaçu