Home Saúde Telemedicina mantém pacientes em tratamento na pandemia, aponta médico da Unifesp

Telemedicina mantém pacientes em tratamento na pandemia, aponta médico da Unifesp

Telemedicina mantém pacientes em tratamento na pandemia, aponta médico da Unifesp
Dr Felipe Do Bem - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

A pandemia de covid-19 tem impactado diretamente no diagnóstico e tratamento de doenças como o câncer. Preocupados com o novo coronavírus, muitos pacientes têm adiado a visita ao especialista. “A telemedicina tem sido adotada em muitos casos. Ela é uma ferramenta que tem ajudado no acompanhamento com a eliminação dos riscos de contaminação pela consulta presencial”, afirma o oncologista Ramon Andrade de Mello, professor da disciplina de oncologia clínica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), da Uninove e da Escola de Medicina da Universidade do Algarve (Portugal).

Img 20210320 Wa0170 - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

Em março de 2020, o CFM (Conselho Federal de Medicina) autorizou o uso da telemedicina (ofício CFM n0 1756/2020) por meio de WhatsApp, Skype, e outros aplicativos. “Na oncologia, a ferramenta tem permitido fazer o acompanhamento dos pacientes, reduzindo eventuais riscos que eles possam ter nos deslocamentos. Em muitos casos, o tratamento reduz a imunidade e o teleatendimento é uma alternativa”, explica Ramon de Mello.

O oncologista ressalta que a decisão da consulta presencial depende da avaliação do especialista: “A telemedicina não é para todos os casos. As primeiras avaliações geralmente demandam a presença do paciente. Independentemente da pandemia, quanto mais cedo realizamos o diagnóstico e o tratamento do câncer, melhores são os resultados”.

Uma pesquisa da Capterra, plataforma de busca e comparação de softwares, com 1.004 pessoas em todo o país, aponta que seis em cada dez pacientes afirmam saber o que é telemedicina, e 55% já utilizaram os serviços de consulta médica à distância. E 46% dos entrevistados, que já utilizaram o serviço, pretendem continuar o atendimento com a ferramenta.

Entre maio e dezembro de 2020, o SUS (Sistema Único de Saúde) realizou 25 mil atendimentos remotos. O Ministério da Saúde já disponibilizou, inclusive, uma plataforma para a emissão de documentos como atestados e receitas, o Consultório Virtual.