Home Destaques Projeto do Centro Tecnológico TecQuedas vai se espelhar em Polo da T.I. de Pato Branco

Projeto do Centro Tecnológico TecQuedas vai se espelhar em Polo da T.I. de Pato Branco

Projeto do Centro Tecnológico TecQuedas vai se espelhar em Polo da T.I. de Pato Branco

A pedido do prefeito de Quedas do Iguaçu (centro-sul paranaense), Elcio Jaime da Luz, o Secretário do Trabalho e Emprego, Heliton Pimentel, acompanhado do futuro diretor do Centro Tecnológico TecQuedas,  Gabriel Correa da Luz, foram recebidos no início do mês de março, pelo secretário de Ciência e Tecnologia e Inovação (T.I.) de Pato Branco, engenheiro, mestre e doutor em engenharia da produção, Giles Balbinotti, para conhecer o Polo Tecnológico, daquela cidade.

Sicredi Promo - Jornal Expoente Do Iguaçu
publicidade

A visita foi para conhecer as instalações e os projetos desenvolvidos no setor, tendo em vista o crescimento no emprego no ramo de TI, que no Paraná cresceu mais de 160%, tendo no sudoeste gerado quase o dobro da média estadual.

4 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Secretário do Trabalho e Emprego, Heliton Pimentel, (dir.) acompanhado do futuro diretor do Centro Tecnológico TecQuedas,  Gabriel Correa da Luz

O local é uma estrutura modelo voltada a pesquisa extensão e incubação de empresas de base em tecnologia, onde é possível desenvolver projetos inovadores que consolidam o ambiente tecnológico.

Giles trocou gentilezas e endereçou convite ao prefeito Elcio,  para ir a Pato Branco visitar não só o Polo, mas a cidade para mostrar as ações no campo da TI que está gerando emprego e renda, pra Ele, “quando a pessoa produz fica mais digna de si”.

2 1 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Secretário de Ciência e Tecnologia e Informação (T.I.) de Pato Branco, engenheiro, mestre e doutor em engenharia da produção, Giles Balbinotti

“A gente acredita com isso melhorar a qualidade nos serviços públicos e a vida das pessoas, seja colocando luz de Led (iluminação inteligente) nos bairros mais pobres ou radar inteligente, gerando estratégias para a mobilidade humana”.

Thumbnail Img 20210309 133639 - Jornal Expoente Do Iguaçu

Balbinotti também comentou sobre “tele medicina”, onde “o cidadão tem atenção primária com atendimento dentro de casa”. Doutor Giles comparou a corrida tecnológica regional com um “carro de boi”. Para Ele é importante “dividir conhecimento”.

“Aqui na nossa região a gente vai num “carro de boi”, pra levar todos juntos, não muito rápido, para ir nesta onda de tecnologia”. “Mas vamos pegar um “foguete”, pra ver o que tem de melhor no futuro e trazer pra cá” completou.

O prefeito Elcio Jaime destacou que após a Pandemia estará programando uma visita ao prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, para “trocar mais informações para o projeto ser implantado aqui em nosso município”.  

Inviolavel - Jornal Expoente Do Iguaçu