ProntoVet

Detran Paraná comemora oito décadas de serviços prestados à população paranaense

Em 82 anos de história, o Detran-PR administra em torno de 6 milhões de carteiras de habilitação e mais de 7 milhões e meio de veículos

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) comemora, nesta terça-feira, 15, 82 anos de existência. O registro de veículos e habilitação no Paraná passou a ser administrado pelo Estado em 1938, com a criação do “Departamento do Serviço de Trânsito” (DST) em 15 de dezembro, o qual era ligado à Polícia Civil. Antes de 38, o trânsito no Estado era administrado pelas prefeituras municipais.

A sede do Departamento ficava no terreno onde hoje está o Teatro Guaíra, no Centro de Curitiba. Depois, o DST passou para outras instalações: na Rua Barão do Rio Branco, na Praça Carlos Gomes, na Praça Dezenove de Dezembro e na Rua José Loureiro.

Em 1966, mudou-se para o bairro Tarumã, endereço ocupado até hoje pelo agora Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), denominação dada em outubro de 1968.

A partir de 1974, o Detran passou a funcionar como órgão especial, vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública. Por fim, a Lei 7.811, de 29 de dezembro de 1983, transformou o Detran em autarquia. Nesses 82 anos de história, o Detran-PR teve 33 diretores à frente de sua gestão, cada um com novas ideias e projetos. A atual administração é a 34ª, que se soma à história e faz com que, hoje, o Detran-PR seja nacionalmente conhecido como o Detran mais inovador e moderno do Brasil, além de possuir diversas premiações por suas campanhas educativas de trânsito.

Em mais de 80 anos, a frota administrada pelo Estado passou de zero para mais de 7 milhões e meio de veículos (3ª maior frota do país), um salto evolutivo impressionante. O mesmo ocorreu com os condutores – atualmente são mais de 6 milhões de condutores habilitados no Estado -, além de diversos convênios e parcerias que fazem parte do trânsito como um todo.

O Detran-PR possui 100 unidades de Ciretran, oito postos de atendimento avançado e mais de 200 postos conveniados em diversas cidades para atender a população. Possui ainda, em seu corpo administrativo, cerca de 2.200 colaboradores entre estatutários, cargos em comissão, estagiários, segurança e terceirizados. Também possui convênio com mais de 300 estampadores de placas, 740 despachantes de trânsito, 420 clínicas, 870 centros de formação de condutores (CFC) e instituições, além de outros parceiros.

Com o avanço tecnológico, os sistemas de veículo, habilitação e infrações, passaram a ser informatizados, trazendo mais agilidade, segurança, confiabilidade, bem como dados mais precisos sobre frota e números relacionados ao trânsito no Estado.

Em abril de 1997, o Detran-PR sofreu um incêndio em um de seus prédios na sede do Tarumã (em Curitiba), o que fez com que diversos arquivos e documentos fossem destruídos pelo fogo, sem qualquer chance de registro histórico.

Logo depois, em 23 de setembro de 1997, foi criado o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sob a Lei nº 9.503, que entrou em vigor apenas no ano seguinte, em 22 de janeiro de 1998.

VEÍCULOS – Em oito décadas, o Detran-PR coleciona muitas histórias e conquistas, sendo o primeiro estado brasileiro a ter uma sequência disponibilizada para placas veiculares. Em 20 de fevereiro de 1990, foram disponibilizadas as sequências de AAA-0001 a BEZ-9999. No entanto, após 30 anos emplacando veículos, as combinações de letras e números está se esgotando.

Por isso, o Departamento de Trânsito do Paraná solicitou ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), uma nova sequência alfanumérica de placas que já foi disponibilizada para atender a demanda com o aumento da frota – esta sequência segue a faixa de placas de RHA-0001 a RHZ-9999.

FROTAPARANÁ
Ano de 1938Zero
Década de 50Sem dados
Década de 60154.443
Década de 70372.773
Década de 80825.511
Década de 901.043.000
Ano 20002.370.652 
Ano 20104.683.631
Ano 20207.617.123 (outubro 2020)

CNH – A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sofreu diversas mudanças ao longo dos anos. Em 1998, com a implantação do sistema de Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), a CNH passou a ser emitida com foto no Paraná. Hoje, é possível obter a CNH Digital com o mesmo valor jurídico da impressa, direto nos smartphones, que começou a vigorar em 21 estados e o Distrito Federal desde 1º de fevereiro de 2018.

CNHPARANÁ
Ano de 1938Sem dados
Década de 50Sem dados
Década de 60Sem dados
Década de 70Sem dados
Década de 80Sem dados
Década de 90557.947
Ano 20001.094.979
Ano 20105.313.689
Ano 2020 6.055.434 (out 2020)

TECNOLOGIA – O atendimento presencial do Detran-PR é todo feito por meio de agendamento.  A tecnologia também está presente em alguns procedimentos como a biometria, prova teórica, vistoria, protocolo integrado e talonário eletrônico para a Polícia Militar do Paraná (PMPR), dispensando a utilização de papel, gerando economia e protegendo o meio ambiente.

EDUCAÇÃO – Uma das missões do Detran-PR é para com a Educação de Trânsito. Para isso, são realizadas campanhas educativas, contação de histórias para crianças de forma presencial e on-line, participação em eventos, palestras, cursos, capacitações, entre outros.

O maior foco é nas crianças e em inserir a educação de trânsito na grade curricular, para que esta educação possa transformar comportamentos e para que tenhamos motoristas mais conscientes no futuro.

CURIOSIDADES – No Paraná, os testes para habilitação de motoristas já foram feitos com caixa de fósforos. Os candidatos eram levados para as ruas e, na subida, o examinador pedia para que se parasse o carro. Ele, então, colocava uma caixa de fósforos atrás do pneu e o futuro motorista deveria dar a arrancada no veículo sem amassar a caixa.

Os inspetores do antigo Departamento do Serviço de Trânsito circulavam com motos Harley Davidson vermelhas por Curitiba. Eles faziam batidas em pontos estratégicos, policiamento dos desfiles e também atuavam como batedores do Palácio Iguaçu. O número de inspetores era pequeno, tanto que todos eram conhecidos pelos nomes.

- Advertisment -

Últimas Notícias

Alunos do Colégio Militar John Kennedy receberam uniformes do governo estadual

Em cerimonial realizado na tarde desta sexta-feira, 15, no Dia do Professor, nas dependências do agora Colégio...

Bombeiros cancelam buscas a homem supostamente desaparecido

O Senhor José Ademir dos Santos, 56, encontra-se desaparecido desde 2 de outubro, na região da fazenda...

Polícia Civil faz apreensão de moto-serras utilizadas para corte ilegal na propriedade da Araupel

Uma Operação da Polícia Civil aprendeu nesta quinta-feira, 14, três moto-serras que estavam sendo usadas para...

Comentários Recentes