ProntoVet

Consulta Pública para designação de diretores das Escolas da Rede Estadual do Paraná será dia 9 de dezembro

A Resolução 4252 /2020, regulamenta o Processo de Consulta à Comunidade Escolar para designação de Diretores das Instituições de Ensino da Rede Estadual de Educação Básica do Paraná.

Com a eleição marcada para 9 de dezembro, as escolas públicas pertencentes ao Núcleo Regional de Educação (NRe) farão a consulta pública para designação de diretores. Já o segundo turno (onde for necessário) será no dia 17 de dezembro.

Podem participar da eleição membros das comunidades escolares, conforme as regras abaixo:

Professores que estejam supridos na instituição de ensino; – funcionários supridos na instituição de ensino; – responsáveis, perante a escola, pelo aluno menor de 16 anos; Aluno com no mínimo 16 anos completos até a data da eleição;

Cada pessoa apta a votar terá direito a um voto, mesmo que represente mais de um segmento da comunidade escolar ou mais de um aluno não votantes.

Para ser homologada, a eleição necessita de quórum mínimo de 35% dos aptos a votar, incluindo os votos brancos e excluídos os nulos. Quando não for atingido o quórum mínimo, será realizada nova votação.

Nos colégios em que houver chapa única, (caso do Colégio Padre Sigismundo onde os professores José Carlos e Leony (foto) são candidatos) o resultado será homologado desde que a totalidade dos votos válidos não seja inferior ao número de votos brancos e nulos. Já onde houver a inscrição de três chapas ou mais e a chapa vencedora eleita obtiver menos de 40% dos votos válidos, deverá ser realizado um segundo turno, concorrendo somente as duas chapas com maior número de votos. Com duas chapas em disputa, será necessário atingir 50% + 1 voto para definição no primeiro turno.

Os candidatos e demais envolvidos em dia de votação terão que respeitar o distanciamento social no espaço escolar e seguir todo um protocolo de segurança sanitária descrito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Só poderão entrar nos locais de votação pessoas que estiverem usando máscaras. O uso deverá ser feito em todo o percurso, até chegar ao local onde está localizada a urna.

Toda a comunidade escolar pertencente ao NRE está apta a votar, e deve participar desta consulta e, principalmente exerça seu direito de escolha.

CONHEÇA QUEM SÃO OS CANDIDATOS NAS ESCOLAS DE TODA REGIÃO:

Fonte – NRe

- Advertisment -

Últimas Notícias

Programa Trator Solidário contempla associado do Sicredi em Laranjeiras do Sul

Na manhã de segunda=feira,25, mais um agricultor foi contemplado pelo Programa Trator Solidário, promovido pelo Governo do Paraná. Dessa vez, quem saiu...

Em 2020 Quedas só perdeu pra Cascavel no número de homicídios conta relatório da 15ª SDP

A 15ª Subdivisão da Polícia Civil (SDP) divulgou relatório das atividades no ano de 2020, na tarde desta segunda-feira, 25, na sua...

Comentários Recentes