Home Saúde Novas formulações de protetores solares vão além dos cuidados contra raios UV

Novas formulações de protetores solares vão além dos cuidados contra raios UV

Novas formulações de protetores solares vão além dos cuidados contra raios UV

Proteger a pele contra os raios UV (raios ultravioleta) sempre foi fundamental, mas não faz muito tempo que esse hábito ganhou a devida notoriedade. O alerta para o uso do protetor solar diariamente no rosto se deve, principalmente, para evitar o envelhecimento precoce da pele. No entanto, é importante também lembrar dos outros danos causados pela exposição direta ao sol, como a danificação do DNA, aumento do risco de câncer de pele e alterações gerais como perda de firmeza, manchas.

A sensação oleosa desconfortável após a aplicação já foi um dos principais motivos de muitas pessoas ainda resistirem ao uso diário do protetor solar. E, para mudar esse cenário, os fabricantes precisaram rever suas formulações e passaram a oferecer opções mais adequadas, seja com a adição de ingredientes que melhoram a sensação de hidratação, para pele normal a seca, ou com adoção de formulações mais leves para o tipo de pele mista a oleosa.

Entre esses ingredientes que passaram a compor as novas formulações, podemos citar também os pigmentos que dão cor de diferentes tons. Junto com a proteção contra os raios solares, o mesmo produto disfarça manchas, acnes, foliculite e outros transtornos da pele, além de evitar aquele aspecto esbranquiçado que muitas fórmulas ainda deixam após a aplicação no rosto. 

Img 20200901 Wa0093 - Jornal Expoente Do Iguaçu

Além dos raios ultravioleta, o sol também emite luz visível, cuja fração de luz azul é a mais perigosa. Associada a exposição natural a este tipo de energia, temos o efeito cumulativo representado pela exposição artificial oriunda das telas dos computadores e smartphones, onde ficamos em frente durante muitas horas do dia. Apesar de parecer inofensiva, esse tipo de radiação também é responsável pelo envelhecimento precoce da pele e principalmente pelo surgimento de manchas.

Melhorias e incrementos como esses movimentaram significantemente o mercado brasileiro nos últimos anos. E, de acordo com a Euromonitor, a previsão é de que as vendas cheguem a R$ 6,55 bilhões em 2023, com uma média de crescimento anual em torno de 3,3%.

Como uma das principais fornecedoras para o mercado de cosméticos, a BASF desenvolve soluções que suportam às diversas necessidades dos atuais protetores solares, associando segurança a alta eficácia e menor impacto ambiental.

Além de ingredientes como os filtros Tinosorb® e Uvinul®, que garantem a alta proteção fotoestável e de amplo espectro, emolientes e emulsionantes naturais com as linhas Cetiol® e Emulgin® a empresa ainda disponibiliza plataformas digitais que auxiliam no desenvolvimento da formulação. Entre elas, o EconSun Pass, que classifica diferentes plataformas de acordo com maior ou menor impacto ambiental e o BASF Sunscreen Simulator, simulador online e gratuito que avalia o fator de proteção solar (SPF), proteção UVA e fotoestabilidade de uma formulação de protetor solar.