Home Destaques Colégio Jonh Kennedy pode se transformar em Escola Cívico Militar

Colégio Jonh Kennedy pode se transformar em Escola Cívico Militar

Colégio Jonh Kennedy pode se transformar em Escola Cívico Militar

Na manhã desta segunda-feira (26) o Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Júnior fez o anúncio de que o Paraná contará com mais de 200 Escolas Cívico-Militares, Modelo Estadual.

De acordo com Ratinho “A rede estadual do ensino evoluiu em todas as suas notas no Ideb de 2019, o que mostra que estamos no caminho certo. Para conquistar novos lugares estamos apostando, também, em novas metodologias, alternativas e em programas como o dos colégios cívico-militares, que oferecem mais condições de segurança e estabilidade de ensino”.

O NRE de Laranjeiras do Sul conta com duas Instituições contempladas com este modelo, mas antes de tudo é necessária consulta à Comunidade Escolar: Pais, Alunos, Professores e Funcionários. Serão eles quem decidirão se a modalidade será aceita.

As Escolas elencadas são o Colégio Estadual Vila John Kennedy, de Quedas do Iguaçu e a Escola Estadual Érico Veríssimo de Laranjeiras do Sul, que passarão por estas consultas nos dias 27 e 28 de outubro.

De acordo com a Resolução, a gestão nestes estabelecimentos será compartilhada entre militares e civis, mantendo a gestão e o currículo escolar como função do diretor civil e equipe pedagógica, deixando o diretor cívico-militar com a gestão na área de atividades cívico-militares.

De acordo com a Chefe do Núcleo, Adriane S. Almeida, este modelo só vem a somar na área da Educação. “As Escolas contempladas não terão prejuízo algum. Pelo contrário, a Direção, a Equipe Pedagógica e de Funcionários continuarão com o Quadro Próprio da SEED. O que difere é a inserção de um diretor cívico militar e no mínimo mais 2 monitores (dependendo do número de alunos matriculados). Além destes, quem sairá ganhando é o aluno, que por sua vez terá o aumento da carga horária curricular, com aulas extras de português, matemática e valores éticos e constitucionais.”