ProntoVet

Dietas milagrosas podem afetar tratamento contra o câncer, alerta oncologista da Unifesp

O médico Ramon Andrade de Mello recomenda alimentação com produtos in natura

A internet é um campo vasto de informações que podem prejudicar a saúde da população. Diariamente, as redes sociais trazem dietas que propõem a cura de determinada doença. “Para o paciente com câncer, por exemplo, seguir uma orientação inadequada pode prejudicar o tratamento e trazer danos irreversíveis”, alerta Ramon Andrade de Mello, médico oncologista, professor da disciplina de oncologia clínica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), da Uninove e da Escola de Medicina da Universidade do Algarve (Portugal).

O especialista aponta que algumas dietas, como detox, alcalina, low carb e cetogênica não são recomendadas para pacientes oncológicos. “O tratamento do tumor cancerígeno demanda uma equipe multiprofissional. Por isso, é importante ficar atento às orientações do médico e do nutricionista nessa fase. As dietas devem ser individualizadas e requerem estratégia. Incluir ou retirar determinados tipos de alimentos pode fazer uma grande diferença”, explica Ramon de Mello.

Por outro lado, o professor da Unifesp ressalta a importância de uma alimentação saudável para a prevenção do câncer: “As pessoas precisam dar preferência para alimentos in natura e excluir da dieta aqueles industrializados, principalmente os ultraprocessados”.

O oncologista aponta ainda para os perigos dos alimentos com excesso de sal, condimentados, defumados e gordurosos, que contribuem, por exemplo, para o aparecimento de tumores no estômago: “Importante lembrar ainda que o consumo frequente de álcool e o tabagismo aumentam as chances do organismo desenvolver um câncer”.

- Advertisment -

Últimas Notícias

Sicredi vai destinar R$6,9 bilhões em créditos para pré-custeio da safra 21/22

Com foco em dar suporte ao agronegócio – setor que fechou 2020 com saldo positivo de 9% no PIB agropecuário mesmo em...

Novo Decreto pode entrar em vigor ainda esta semana (Boletim Covid-19) 24/02/2021

Em reunião na manhã desta quarta-feira, 24, na prefeitura de Quedas do Iguaçu (centro-sul paranaense) o Comitê de Prevenção ao Covid juntamente...

Rotary completou 116 anos como uma das mais importantes organizações humanitárias do mundo

Fundado em meados dos anos 80 em Quedas do Iguaçu (foto arquivo JE), o Rotary Club é uma das entidades mais atuantes...

Comentários Recentes