ProntoVet

Dietas milagrosas podem afetar tratamento contra o câncer, alerta oncologista da Unifesp

O médico Ramon Andrade de Mello recomenda alimentação com produtos in natura

A internet é um campo vasto de informações que podem prejudicar a saúde da população. Diariamente, as redes sociais trazem dietas que propõem a cura de determinada doença. “Para o paciente com câncer, por exemplo, seguir uma orientação inadequada pode prejudicar o tratamento e trazer danos irreversíveis”, alerta Ramon Andrade de Mello, médico oncologista, professor da disciplina de oncologia clínica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), da Uninove e da Escola de Medicina da Universidade do Algarve (Portugal).

O especialista aponta que algumas dietas, como detox, alcalina, low carb e cetogênica não são recomendadas para pacientes oncológicos. “O tratamento do tumor cancerígeno demanda uma equipe multiprofissional. Por isso, é importante ficar atento às orientações do médico e do nutricionista nessa fase. As dietas devem ser individualizadas e requerem estratégia. Incluir ou retirar determinados tipos de alimentos pode fazer uma grande diferença”, explica Ramon de Mello.

Por outro lado, o professor da Unifesp ressalta a importância de uma alimentação saudável para a prevenção do câncer: “As pessoas precisam dar preferência para alimentos in natura e excluir da dieta aqueles industrializados, principalmente os ultraprocessados”.

O oncologista aponta ainda para os perigos dos alimentos com excesso de sal, condimentados, defumados e gordurosos, que contribuem, por exemplo, para o aparecimento de tumores no estômago: “Importante lembrar ainda que o consumo frequente de álcool e o tabagismo aumentam as chances do organismo desenvolver um câncer”.

- Advertisment -

Últimas Notícias

Sorte Premiada Sicredi tem seu primeiro sorteia nesta sexta-feira

O Sicredi Grandes Lagos realiza nesta sexta-feira, 7, o primeiro sorteio da Promoção Sorte Premiada.Em comemoração também...

Superintendente do INCRA critica venda irregular de lotes e assina acordo de cooperação com prefeitura quedense

O Superintendente Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Estado do Paraná, Robson Luiz Bastos foi recebido na...

Sicredi disponibiliza opção de pagamentos no WhatsApp

Focado em proporcionar opções que facilitem a rotina dos seus mais de cinco milhões de associados, o...

Comentários Recentes