Home Saúde Dietas milagrosas podem afetar tratamento contra o câncer, alerta oncologista da Unifesp

Dietas milagrosas podem afetar tratamento contra o câncer, alerta oncologista da Unifesp

Dietas milagrosas podem afetar tratamento contra o câncer, alerta oncologista da Unifesp

A internet é um campo vasto de informações que podem prejudicar a saúde da população. Diariamente, as redes sociais trazem dietas que propõem a cura de determinada doença. “Para o paciente com câncer, por exemplo, seguir uma orientação inadequada pode prejudicar o tratamento e trazer danos irreversíveis”, alerta Ramon Andrade de Mello, médico oncologista, professor da disciplina de oncologia clínica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), da Uninove e da Escola de Medicina da Universidade do Algarve (Portugal).

O especialista aponta que algumas dietas, como detox, alcalina, low carb e cetogênica não são recomendadas para pacientes oncológicos. “O tratamento do tumor cancerígeno demanda uma equipe multiprofissional. Por isso, é importante ficar atento às orientações do médico e do nutricionista nessa fase. As dietas devem ser individualizadas e requerem estratégia. Incluir ou retirar determinados tipos de alimentos pode fazer uma grande diferença”, explica Ramon de Mello.

Por outro lado, o professor da Unifesp ressalta a importância de uma alimentação saudável para a prevenção do câncer: “As pessoas precisam dar preferência para alimentos in natura e excluir da dieta aqueles industrializados, principalmente os ultraprocessados”.

O oncologista aponta ainda para os perigos dos alimentos com excesso de sal, condimentados, defumados e gordurosos, que contribuem, por exemplo, para o aparecimento de tumores no estômago: “Importante lembrar ainda que o consumo frequente de álcool e o tabagismo aumentam as chances do organismo desenvolver um câncer”.