Home Educação Perfurações de poços artesianos no NRE de Laranjeiras do Sul estão sendo finalizadas

Perfurações de poços artesianos no NRE de Laranjeiras do Sul estão sendo finalizadas

Perfurações de poços artesianos no NRE de Laranjeiras do Sul estão sendo finalizadas

Após muito trabalho por parte das Escolas e o Núcleo de Educação, firmou-se um convênio entre o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) e o Instituto das Águas do Paraná (Aguasparaná) para a perfuração de 4 poços artesianos em Instituições Jurisdicionadas ao NRE de Laranjeiras do Sul.

No início do Ano Letivo de 2020, o Colégio Estadual do Campo de Cavaco de Cantagalo e o Colégio Estadual Indígena Valdomiro Tupã de Espigão Alto do Iguaçu receberam estas perfurações, no entanto, devido a pandemia, os trabalhos foram suspensos temporariamente.

No mês de julho com a retomada das atividades, o Colégio contemplado foi o Indígena Candoca T. Fidêncio, de Nova Laranjeiras. Foram 250 metros de perfuração e 14 mil litros de vazão por hora.

Na manhã desta quarta-feira (12), a Escola Estadual do Campo Sebastião Estevam da Costa, de Rio Bonito do Iguaçu recebeu a equipe para a realização de um antigo sonho e atendimento de uma necessidade.

Além do trabalho nestas 4 Instituições, ainda haverá o aumento de capacidade no poço do Colégio Estadual do Campo José Alves dos Santos, também em Rio Bonito, que devido a sua demanda já não atende mais a necessidade da escola, sendo necessário o aumento de sua vazão.

Cada uma das 4 Escolas recebeu um recurso de aproximadamente R$ 10.000,00 a fim de realizar a aquisição dos materiais necessários para a perfuração, no entanto o investimento total é de mais de R$100.000,00. Certamente uma grande conquista para as comunidades regionais, já que as mesmas sofrem bastante com o desabastecimento em períodos de estiagem. Com estas melhorias, a água irá jorrar abundantemente e trará melhores condições de trabalho às equipes de todas estas Escolas.