Home Destaques Confirmada a primeira morte relacionada a covid-19 em Quedas do Iguaçu

Confirmada a primeira morte relacionada a covid-19 em Quedas do Iguaçu

Confirmada a primeira morte relacionada a covid-19 em Quedas do Iguaçu

O secretário de saúde Edimir Kozak usou as redes sociais nesta manhã de quarta-feira, 15, para anunciar oficialmente o primeiro óbito no município relacionado a Covid-19.

Trata-se de uma idosa de 60 anos, se encontrava internada há 16 dias em Cascavel, no CEONC, (segundo vizinhos próximos morava na Bairro São Cristóvão e sofria de câncer de pulmão) a mesma teve uma breve alta dia 7 de julho, porém, já chegou em Quedas do Iguaçu com sintomas respiratórios (tosse, falta de ar e fraqueza).

 Ela internou no Hospital Municipal (H.M.) em 8 de julho, com os sintomas típicos do novo Coronavírus e também aqueles (sintomas) relacionados ao tratamento que havia iniciado em Cascavel.

Foi realizado teste rápido e o mesmo deu negativo, com isso, a equipe médica local, transferiu a paciente novamente para o CEONC, onde permaneceu até o seu falecimento dia 13.

Um novo teste foi efetuado naquela cidade e o resultado chegou na tarde de terça-feira, 14, desta vez confirmando para Covid.

Sobre o teste rápido Edimir ressaltou que “às vezes o organismo não reagiu, não criando anticorpos para a doença, como dissemos a paciente realizou teste tendo sintomas iniciais por isso não apareceu”. Ele contou que ao ser coletado o PCR (teste que utiliza técnicas de biologia molecular para detectar se o mvírus SARS-CoV-2 está presente no corpo), que demora de 5 a 10 dias para vir o resultado deu resultado positivado  sendo relacionada a morte ao novo coronavírus”.    

Thumbnail Screenshot 2020 07 15 10 38 09 837 Com.facebook.katana - Jornal Expoente Do Iguaçu
Na tarde de ontem o secretário de indústria e comércio Nicolas Pabst Dutra anunciou a reabertura do comércio tido como não essencial e a não prorrogação do Decreto Estadual assinado pelo governador Ratinho Junior.

“É o nosso primeiro caso, esperamos que não tenhamos outros a óbito, pedimos para a população ficar alerta, cuidado, evitando aglomerações, utilização da máscara e álcool gel, todos os cuidados são essenciais neste momento” disse Kozak. “Uma vida não tem preço, vamos se cuidar e seguir as normas da saúde, e peçamos a Deus que livre do pior nesta pandemia”. 

Img 20200715 Wa0049 - Jornal Expoente Do Iguaçu