ProntoVet

Fiscalização nas “atividades não essenciais” e a Lei da Fake News é discutida AL

O Decreto que determina o fechamento do “comércio não essencial” em todo estado termina nesta terça, 14, com possibilidade de prorrogação por mais sete dias.

Começou na sexta-feira, 10, a intensificação da fiscalização pela Vigilância Sanitária em todos os municípios  pertencentes a 10ª Regional de Saúde, determinada pelo Ministério Público – 9ª Região.

Equipe da 10ª Regional em fiscalização das atividades tidas como “não essenciais”.

Empresas quedenses e espigoenses tidas como atividades não essenciais foram visitadas, algumas tiveram de fechar suas portas, porém, nenhuma foi multada. No fim de semana a fiscalização continuou acontecendo, e a Polícia Militar acompanhou os trabalhos dos agentes da fiscalização local, onde foram realizadas abordagens e fiscalizados vários supermercados e distribuidora de bebidas, sendo aplicadas as sanções cabíveis aos estabelecimentos que estariam contrariando o decreto. Não houve encaminhamento de pessoas, todos os estabelecimentos comerciais fiscalizados acataram de forma pacifica as notificações.

Em Catanduvas a PM interviu em pelo menos três confraternizações devido a aglomeração de pessoas, todas foram encerradas espontaneamente pelos proprietários dos locais.

LEI DAS FAKE NEWS É DEBATIDA EM PLENÁRIO

 Somado a tudo isso a Lei das Fake News está em debate na Assembleia Legislativa do Paraná. O projeto de lei 277/2020 que tem por objetivo responsabilizar e punir pessoas físicas ou jurídicas que produzirem, divulgarem e compartilharem notícias falsas sobre endemias, epidemias e pandemias retorna aos debates na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná na sessão plenária remota desta segunda-feira (13).

O texto recebeu parecer contrário emitido na CCJ pela deputada Cristina Silvestri (CDN), mas um voto em separado apresentado pelo deputado Tadeu Veneri (PT) tenta corrigir a inconstitucionalidade do projeto com um substitutivo geral ao texto original apresentado pelo deputado Arilson Chiorato (PT) e demais deputados.

O texto apresentado por Veneri proíbe a disseminação de notícias falsas (fakenews) que contrariem, alterem ou distorçam orientações e determinações emitidas pelas autoridades de saúde nas estratégias de enfrentamento à pandemia causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Segundo a proposta, o descumprimento da lei sujeitará o infrator ao pagamento de multa no valor de 50 UPF/PR (cinquenta vezes a Unidade Padrão Fiscal do Paraná), podendo o valor ser dobrado no caso de reincidência. No mês de julho cada UPF vale R$ 105,94.

A proposta destaca ainda que o pagamento da multa não exime o infrator de demais penalidades previstas em outros diplomas legais e que verificada a divulgação de notícias falsas em sítios da internet, redes sociais ou aplicativos de mensagens, qualquer cidadão poderá comunicar o fato ao Núcleo de Combate aos Cibercrimes da Polícia Civil do Paraná ou órgão assemelhado, para identificação e responsabilização do autor, cabendo ao Poder Executivo a regulamentação da lei.

A proposta original é assinada pelos deputados Arilson Chiorato (PT), Cobra Repórter (PSD), Professor Lemos (PT), Anibelli Neto (MDB), Luciana Rafagnin (PT), Goura (PDT), Requião Filho (MDB), Tadeu Veneri (PT) e Delegado Jacovós (PL) e ao projeto 277/2020 foi anexado o projeto de lei 284/2020 por se tratar de tema similar.

Caso aprovado na CCJ, o projeto precisa ainda passar pelo crivo da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação antes da votação pelo plenário.

- Advertisment -

Últimas Notícias

Covid-19: Pela primeira vez boletim mostra não haver casos ativos em Quedas do Iguaçu

A secretaria de Saúde de Quedas do Iguaçu divulgou boletim epidemiológico na manhã desta terça-feira, 29, zerando pela primeira vez o número...

Trabalhadores da cultura e espaços culturais de Quedas do Iguaçu receberão 267 mil reais de renda emergencial

A Secretaria de Educação de Quedas do Iguaçu (centro sul paranaense) divulgou no diário oficial desta segunda-feira, 28, os editais relacionados ao...

Onda de calor com temperaturas acima de 40ºC deve atingir o Paraná

A MetSul Meteorologia e o Climatempo alertam que um episódio de calor histórico atingirá o Brasil nesta semana com temperatura acima dos...

Capotamento na manhã deste domingo faz vítima fatal na PR 484

Outra tragédia foi registrada na PR 484. na manhã deste domingo, 27,em Quedas do Iguaçu (centro sul paranaense) no mesmo local onde...

Comentários Recentes