Home Destaques Homem morre em acidente com máquina agrícola no Assentamento Celso Furtado

Homem morre em acidente com máquina agrícola no Assentamento Celso Furtado

Homem morre em acidente com máquina agrícola no Assentamento Celso Furtado

Foi registrado na tarde desta segunda-feira, 22, mais uma morte em acidente com máquina agrícola no Assentamento Celso Furtado. Luiz Silva, 52, morador da comunidade dos Orgânicos, morreu esmagado por um trator que capotou sob Ele, sua irmã contou numa rede social que o mesmo era borracheiro da comunidade. Os socorristas chegaram a ser chamados mas nada puderam fazer.

Ac 3 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Luiz estaria realizando corte de madeira quando acabou tombando o trator num barranco (foto de seu RG)

Estudos recentes realizados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), mostraram que as atividades agrícolas, em especial a utilização de máquinas agrícolas, estão entre as três atividades mais perigosas para os trabalhadores, sendo que para cada três acidentes ocorrido no meio rural, um ocasionou a incapacidade permanente do trabalhador. A operação com tratores e equipamentos agrícolas são as que oferecem os maiores riscos de acidentes. Os acidentes de trabalho representam enorme importância social e econômica, estudos estatísticos têm demonstrado a gravidade deste problema, seja pela incidência de acidentes, seja pela idade dos acidentados, seja pelas suas consequências.

Ac2 1 - Jornal Expoente Do Iguaçu

A utilização intensa de máquinas agrícolas ampliou consideravelmente os riscos a que estão sujeitos os trabalhadores rurais, e mais de 60% das mortes ocorridas em acidentes de trabalho no setor agrário são consequências da mecanização agrícola.

No Brasil as principais causas de acidentes com tratores agrícolas são, falta de atenção durante a operação, treinamento e capacitação dos operadores e conscientização dos mesmos na operação da máquina.