ProntoVet

Alunos do IFPR Campus Quedas criam lixeira inteligente e educativa

Os jovens estarão participando da Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC -2020), que tem como objetivo estimular a produção científica de nível pré-superior no país.

Você já teve dúvidas em qual  cor da lixeira você deve depositar o lixo? Com certeza já. Pensando nisso alunos do curso técnico em informática integrados ao médio do Instituto Federal Campus de Quedas do Iguaçu criaram e desenvolveram uma lixeira seletora, inteligente e educativa através do Projeto TrashEducan.  

Alunos trabalhando no desenvolvimento das lixeiras

Esta tecnologia está sendo desenvolvida utilizando vários componentes eletrônicos, software e hardware livre. A função do sensor capacitivo é fazer a identificação do tipo de material colocado na base de leitura da lixeira e emitir um sinal ao micro controlador, que indica o local correto para depósito do resíduo, e o sistema abre a tampa da lixeira adequada e por meio de um módulo de som informa o destino do lixo assim contemplando a tecnologia assistiva que auxiliará pessoas com deficiência visual.

Ao colocar o material sob o sensor no mesmo instante o usuário é direcionado pra qual lixeira deve ser depositado aquele tipo de resíduo colaborando para separar o lixo de forma adequada.

Para coletar os dados da pesquisa a TrashEducan deverá ser implantada em espaços públicos internos por um determinado período, e após a lixeira ser retirada será feita uma coleta de informações para verificar o efeito que ela proporcionou. Espera-se em longo prazo estabelecer a conscientização das pessoas sobre o hábito de separar o lixo e as mesmas perceba o quanto realizar a reciclagem é importante e impactante na sociedade.

Durante esta semana os jovens estarão participando da Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC -2020), que tem como objetivo estimular a produção científica de nível pré-superior no país.

Acesse o link https://fbjc.com.br/mostraDetalhes.php?projeto=415 e entenda ainda mais o projeto.  

- Advertisment -

Últimas Notícias

Covid-19: confira o boletim de 04/08/2020 em Quedas do Iguaçu

Confira os números da Covid-19 em nosso município:

PM apreende verdadeiro arsenal de armas e munições em duas ocorrências de violência doméstica

Na primeira delas compareceu na Sede da 2ª Cia relatando que sua irmã uma senhora relatou a PM que sua irmã vem...

Covid-19: veja como está os números em Quedas do Iguaçu

O boletim emitido nesta manhã de segunda feira, 3, mostra uma boa notícia, nenhum internamento no município, somente aquele que está em...

Beneficiários do Cartão Comida Boa podem usar os créditos até 7 de agosto

O CRAS postou notícia na manhã desta segunda-feira, 3, para os beneficiários do cartão Comida Boa do governo estadual.

Comentários Recentes