ProntoVet

Alunos do IFPR Campus Quedas criam lixeira inteligente e educativa

Os jovens estarão participando da Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC -2020), que tem como objetivo estimular a produção científica de nível pré-superior no país.

Você já teve dúvidas em qual  cor da lixeira você deve depositar o lixo? Com certeza já. Pensando nisso alunos do curso técnico em informática integrados ao médio do Instituto Federal Campus de Quedas do Iguaçu criaram e desenvolveram uma lixeira seletora, inteligente e educativa através do Projeto TrashEducan.  

Alunos trabalhando no desenvolvimento das lixeiras

Esta tecnologia está sendo desenvolvida utilizando vários componentes eletrônicos, software e hardware livre. A função do sensor capacitivo é fazer a identificação do tipo de material colocado na base de leitura da lixeira e emitir um sinal ao micro controlador, que indica o local correto para depósito do resíduo, e o sistema abre a tampa da lixeira adequada e por meio de um módulo de som informa o destino do lixo assim contemplando a tecnologia assistiva que auxiliará pessoas com deficiência visual.

Ao colocar o material sob o sensor no mesmo instante o usuário é direcionado pra qual lixeira deve ser depositado aquele tipo de resíduo colaborando para separar o lixo de forma adequada.

Para coletar os dados da pesquisa a TrashEducan deverá ser implantada em espaços públicos internos por um determinado período, e após a lixeira ser retirada será feita uma coleta de informações para verificar o efeito que ela proporcionou. Espera-se em longo prazo estabelecer a conscientização das pessoas sobre o hábito de separar o lixo e as mesmas perceba o quanto realizar a reciclagem é importante e impactante na sociedade.

Durante esta semana os jovens estarão participando da Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC -2020), que tem como objetivo estimular a produção científica de nível pré-superior no país.

Acesse o link https://fbjc.com.br/mostraDetalhes.php?projeto=415 e entenda ainda mais o projeto.  

- Advertisment -

Últimas Notícias

Escolas Jonh Kennedy e Érico Veríssimo do NRE de Laranjeiras do Sul serão Cívico-Militares, sim!

O Governo do Estado elencou uma série de Escolas que se encaixavam na modalidade cívico-militar, no entanto para que elas realmente pudessem...

Homem reage a tentativa de homicídio é baleado, mata um dos supostos executores e fere outro

Um homicídio foi registrado na tarde desta terça-feira, 27, em Quedas do Iguaçu (centro-sul paranaense) no bairro Luzitani.

Colégio Jonh Kennedy pode se transformar em Escola Cívico Militar

Na manhã desta segunda-feira (26) o Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Júnior fez o anúncio de que o Paraná contará com...

Comentários Recentes