Home Destaques Exame do Lacen descartou morte de idosa por Covid-19 diz boletim da Saúde

Exame do Lacen descartou morte de idosa por Covid-19 diz boletim da Saúde

Exame do Lacen descartou morte de idosa por Covid-19 diz boletim da Saúde

O exame do Laboratório Lacen atestou que senhora Natália Kanigoski Sipp, faleceu por insuficiência respiratória, sendo descartada a presença do novo Coronavírus.

A idosa foi internada no dia 8 de junho, com problemas respiratórios e teve de ser encaminhada para a Ala preparada para pacientes suspeitos de Covid-19, no Hospital Municipal.

Dona Natália  sofria de Câncer no Pulmão e veio a óbito dia 9 as 18h30, por insuficiência respiratória. Na ocasião a Secretaria de Saúde quedense foi obrigada a obedecer às regras impostas pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), não liberando o corpo para o velório para a família por suspeita de Covid-19, causando comoção na comunidade.  

O secretário de saúde, Edimir Kozak, disse ser preciso “cumprir as normas”. “Não inventamos qualquer situação, e isso acaba às vezes dificultando algumas coisas, quando a paciente internou foi coletado o material para exame no Lacen (laboratório para dados oficiais), e demora 4 a 5 dias para sair o resultado, por isso fomos obrigados a agir desta forma” lamentou Kozak.  Ele ressaltou que “alguns acham estarmos relaxando” e salientou ser “o problema, a quantidade de infectados a domicílio, ou seja, alguém da família pega o vírus e transmite para os demais”. “Só orientação é isso que podemos fazer nesse momento”.  

Boletim Sexta 12 - Jornal Expoente Do Iguaçu

A Secretaria emprestou para o Hospital Universitário (H.U) de Cascavel, dois respiradores. “Recebemos a garantia do chefe da 10ª Regional de Saúde que caso precisarmos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), nossos pacientes sejam encaminhados pra lá, e ficamos com três aqui no município” justificou Edimir.  

 O boletim divulgado nesta manhã de sexta-feira, 12, trouxe o registro do óbito não confirmado por Covid-19, também informou não haver mais internados suspeitos, porém isso pode mudar a qualquer momento. O número de suspeitos está em 20, casos oficialmente confirmados continua em 27, descartados com exame 67, monitorados 85 e 115 altas de monitoramento, os recuperados somam 9.