Home Saúde Junho Laranja estimula cuidados com a leucemia

Junho Laranja estimula cuidados com a leucemia

Junho Laranja estimula cuidados com a leucemia

Quase 11 mil novos casos de leucemia serão diagnosticados neste ano, segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer). A campanha Junho Laranja foi instituída para estimular os cuidados com a enfermidade. “Por enquanto, a ciência não tem uma resposta completa do motivo de alguns pacientes desenvolverem a leucemia e a maioria dos casos não pode ser evitada, mas o tabagismo aumenta o risco de um dos tipos da doença”, explica Ramon Andrade de Mello, médico oncologista, professor da disciplina de oncologia clínica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e da Escola de Medicina da Universidade do Algarve (Portugal).

Os pacientes com leucemia apresentam acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. “Com a diminuição dos glóbulos brancos, a imunidade do paciente vai diminuir e ele estará sujeito a infecções. Além disso, pode ocorrer sangramentos, mais comuns nas gengivas e pelo nariz, e manchas roxas na pele”, explica o professor da Unifesp.

Entre outros, é sintoma da doença a presença de gânglios linfáticos inchados sem dor na região do pescoço e das axilas. O paciente pode ainda apresentar febre ou suores noturno, perda de peso sem motivo aparente, além de desconforto abdominal. “Mesmo que não apresente esses sintomas, é importante uma visita periódica ao médico para exames de rotina, que podem indicar alterações no organismo. A prevenção é a melhor maneira de evitar doenças, como a leucemia, em momentos que ela já avançou”, recomenda o oncologista.