ProntoVet

Junho Laranja estimula cuidados com a leucemia

O oncologista Ramon Andrade de Mello recomenda exames periódicos

Quase 11 mil novos casos de leucemia serão diagnosticados neste ano, segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer). A campanha Junho Laranja foi instituída para estimular os cuidados com a enfermidade. “Por enquanto, a ciência não tem uma resposta completa do motivo de alguns pacientes desenvolverem a leucemia e a maioria dos casos não pode ser evitada, mas o tabagismo aumenta o risco de um dos tipos da doença”, explica Ramon Andrade de Mello, médico oncologista, professor da disciplina de oncologia clínica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e da Escola de Medicina da Universidade do Algarve (Portugal).

Os pacientes com leucemia apresentam acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. “Com a diminuição dos glóbulos brancos, a imunidade do paciente vai diminuir e ele estará sujeito a infecções. Além disso, pode ocorrer sangramentos, mais comuns nas gengivas e pelo nariz, e manchas roxas na pele”, explica o professor da Unifesp.

Entre outros, é sintoma da doença a presença de gânglios linfáticos inchados sem dor na região do pescoço e das axilas. O paciente pode ainda apresentar febre ou suores noturno, perda de peso sem motivo aparente, além de desconforto abdominal. “Mesmo que não apresente esses sintomas, é importante uma visita periódica ao médico para exames de rotina, que podem indicar alterações no organismo. A prevenção é a melhor maneira de evitar doenças, como a leucemia, em momentos que ela já avançou”, recomenda o oncologista.

- Advertisment -

Últimas Notícias

Homem condenado por latrocínio em Quedas do Iguaçu é preso em Iporã

A equipe da Polícia Civil da 15ª Delegacia Regional de Polícia de Iporã prendeu nesta tarde um homem de 44 anos, condenado...

Feirão do Imposto mostra como pagamos altas taxas tributárias

Está acontecendo em Quedas do Iguaçu (centro-sul paranaense) até dia 22 de maio, o Feirão do Imposto.Desenvolvido...

“Faça bonito, quem fica calado também é culpado” Ação lembra o Abuso Sexual de crianças e adolescentes

O Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes foi lembrado em Quedas do Iguaçu (centro-sul paranaense) numa ação...

Comentários Recentes