ProntoVet

Estiagem: Itaipu vai abrir vertedouro para ajudar países vizinhos

Paraguai e Argentina precisam que seja garantida a navegabilidade do Rio Paraná para dar escoamento à safra de grãos

A partir de segunda-feira (18), a usina de Itaipu vai abrir seu vertedouro numa operação de ajuda ao Paraguai, que sofre com a forte estiagem e precisa dar escoamento à safra de grãos do país. A medida, uma decisão das chancelarias brasileira e paraguaia referendada pelo Conselho de Administração, também favorece a Argentina pelos mesmos motivos. Abaixo da usina, a jusante, o Rio Paraná está muito baixo, causando problemas de navegabilidade para os países vizinhos.

O vertimento inicial previsto deve durar 12 dias. De acordo com a usina, não haverá prejuízo para a produção de energia, já que a demanda solicitada à Itaipu continua baixa em função do desaquecimento da economia.

Há mais de um mês, os governos brasileiro, paraguaio e argentino vêm negociando maior produção. Inicialmente, o reservatório da hidrelétrica não estava na sua cota normal, que é de 219 metros acima do nível do mar. Desde a semana passada, o nível voltou a ser normalizado e está hoje em 219,27 metros. Antes da abertura do vertedouro, a usina já havia aumentado gradativamente a geração para atender os vizinhos argentinos.

Com esse aumento, mais água que passava pelas turbinas, por volta de mil metros cúbicos por segundo a mais, já vinha contribuindo para mitigar os efeitos da estiagem logo abaixo da usina.

- Advertisment -

Últimas Notícias

Vítima fatal em acidente entre caminhão bitrem e automóvel na PR 473

Mais uma tragédia, outro acidente com vítima fatal foi registrado na PR 473 a pouco mais de...

Espigão Alto do Iguaçu: Polícia identifica menores suspeitos de atos de vandalismo e ameaças de ataques a escolas

Dois menores de idade (14 e 17 anos) foram identificados e detidos pela Polícia Civil de Quedas...

Empresários e representantes da prefeitura debateram sobre as mudanças no trânsito quedense

Representantes do poder público  municipal  participaram de  uma reunião com  empresários no Auditório da Associação Comercial Empresarial (Aciqi) de Quedas do Iguaçu...

Comentários Recentes