Home Educação Perfuração de poços artesianos beneficiam escolas de Espigão Alto e Cantagalo

Perfuração de poços artesianos beneficiam escolas de Espigão Alto e Cantagalo

Perfuração de poços artesianos beneficiam escolas de Espigão Alto e Cantagalo

Após um período de trabalho intenso por parte das instituições de ensino e do Núcleo de Educação, conseguiu-se firmar um convênio entre Fundepar e o Instituto das Águas para a perfuração de 4 poços artesianos que virão a beneficiar Escolas que vêm sofrendo com a falta de água.

Poço Cavaco - Jornal Expoente Do Iguaçu
Colégio do Campo de Cavaco município de Cantagalo

Na última quarta-feira (11/03), o Colégio Estadual do Campo de Cavaco, município de Cantagalo, foi a primeira Instituição que recebeu a perfuração.

Nesta quarta-feira, 17, o trabalho ocorreu no Colégio Estadual Indígena Valdomiro Tupã, de Espigão Alto do Iguaçu. Nestes dois locais houve sucesso e a água já está jorrando.

Thumbnail Poço Valdomiro2 1 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Colégio Estadual Indígena Valdomiro Tupã, de Espigão Alto do Iguaçu

Além destas instituições, também serão atendidas a Escola Estadual Sebastião Estevam da Costa, de Rio Bonito do Iguaçu e Colégio Estadual Indígena Professor Candoca T. Fidêncio, de Nova Laranjeiras. O acordo assegurará o abastecimento de água potável adequado para mais de 700 alunos e cerca de 150 professores e funcionários.

A importância desta parceria para as Escolas é imensa, pois de acordo com o chefe do NRE, Professor Lidio dos Santos, “a região sofre bastante quando ocorrem períodos de estiagem, o que provoca o desabastecimento de nossas instituições e por consequência, desajuste no desenvolvimento dos trabalhos da escola.

Cada uma das 4 Escolas recebeu um recurso de aproximadamente R$ 10.000,00 a fim de realizar a aquisição dos materiais necessários para a perfuração, no entanto o investimento total será de mais de R$100.000,00, visto que é convênio entre o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) e o Instituto das Águas do Paraná (Aguasparaná).