Home Destaques Casos de Sarampo disparam no Paraná e os números da dengue em Quedas

Casos de Sarampo disparam no Paraná e os números da dengue em Quedas

Casos de Sarampo disparam no Paraná e os números da dengue em Quedas

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) divulgou na tarde desta quinta-feira, dia 05 de março, um novo Informe Epidemiológico referente aos casos de sarampo em solo paranaense. De acordo com os dados apresentados, o Paraná já soma 891 casos de sarampo desde o mês de agosto de 2019. A Região Metropolitana de Curitiba concentra quase a totalidade dos casos. Só em Curitiba, 533 pessoas contraíram a doença desde o início do surto. Além disso, 1.820 casos estão em investigação em todo Estado.

Outro número que chamou a atenção no Informe Epidemiológico faz referência a idade das pessoas contaminadas pelo sarampo. A maior taxa de ocorrência está entre os adultos jovens com idade entre 20 e 29 anos.  Entre os principais sintomas do sarampo estão manchas vermelhas na pele, tosse persistente, manchas brancas na parte interna da bochecha e irritação nos olhos. A doença pode ocasionar febre, convulsões, infecções, conjuntivite, perda de apetite, diarreia e, em casos mais graves, até lesão cerebral e infecções no encéfalo. A enfermidade é considerada de maior risco para crianças menores de 5 anos, podendo causar meningite, encefalite e pneumonia. Sem um tratamento específico, a única prevenção garantida é a vacinação.

NÚMEROS DE CASOS DE DENGUE (ATUALIZADO)

A secretaria de epidemiologia de Quedas do Iguaçu divulgou esta semana os números atualizados. Até o início desta semana foram confirmados 82 casos positivos da doença, 17 foram descartados e 8 estavam em investigação.