Home Destaques Produtores de leite se reúnem para falar sobre Normativas 76 e 77

Produtores de leite se reúnem para falar sobre Normativas 76 e 77

Produtores de leite se reúnem para falar sobre Normativas 76 e 77

Aconteceu na tarde desta quarta-feira, 22, a partir das 13h30 no Centro de Cultura o evento sobre as normativas do leite com destaque para sombreamento em pastagem.

2 1 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Abertura do encontro com autoridades e técnicos e doutora

Cerca de 170 produtores participaram das atividades do encontro que contou com a presença do prefeito Hilário Chechowski, do gerente regional da Emater, Delmar Fracasso, doutora Delma, Engenheiro Alcindo entre técnicos e representantes comerciais como o gerente do Sicredi, Paulo Bacarollo.

A doutora Delma palestrou falando sobre as normativas 76 e 77 que tiveram mudanças na questão da qualidade, o produtor hoje tem a obrigação de entregar o produto dentro do número aceitável de células somáticas e bacterianas por determinada quantidade em ML de leite, para não correr o risco de ser excluído do processo produtivo. Quem transporta também deve estar dentro do padrão  e a indústria receber numa certa temperatura por ser muito perecível.

Na segunda palestra foi falado sobre o conforto dos animais, aí entrou as técnicas de sombreamento para baixar a temperatura do corpo do animal para melhor rendimento.    

“Este é um trabalho técnico que envolvem dois municípios, são mais de 15 industrias de leite de nossa região que fazem as chamadas “linhas de leite”, que auxiliaram na realização do evento”, destacou o coordenador, Alcindo Penso.

3 1 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Degustação de queijos produzidos com o leite dos produtores foi aprovada

Durante o encontro os produtores toda a chamada “cadeia produtiva” se reuniu para crescer, tendo melhor qualidade. Na hora do lanche os produtores fizeram uma degustação dos queijos produzidos com o leite coletado em suas propriedades.