ProntoVet

Período de Matrículas da Rede Estadual inicia a partir de semana que vem

A plataforma online, que pode ser acessada também pelo celular

Nesta segunda-feira (21) inicia o período de matrículas e rematrículas na rede estadual, e elas vêm com novidade. Para os alunos de continuidade e também aos jovens que ingressarão no sexto ano do Ensino Fundamental ou na primeira série do Ensino Médio, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED) vai disponibilizar uma ferramenta online para a confirmação ou escolha da vaga.

Na plataforma online, que pode ser acessada também pelo celular, é o responsável pelo estudante, ou o estudante maior de 18 anos, que deverá realizar o acesso, após fornecer CPF e número de celular, para o qual será enviado um código de validação via SMS. Uma vez com acesso à Área do Aluno, o responsável deve clicar em “Matrícula Online”, no menu lateral da página, para dar continuidade ao processo.

É importante ressaltar que a realização da matrícula de forma online é opcional, podendo o pai ou responsável fazê-la diretamente na escola. PASSO A PASSO – Para os jovens já matriculados nas escolas estaduais e que apenas desejam dar continuidade aos estudos na rede pública, o responsável deverá acessar a ferramenta e confirmar a vaga na instituição de ensino. Se os pais ou responsável desejar tentar uma vaga em outra instituição de ensino, pode indicar até três escolas e aguardar o resultado da solicitação, que será divulgado no início de dezembro.

Já para realizar a matrícula online dos estudantes ingressantes, provenientes do quinto e nono anos das redes municipal e estadual de ensino e que ingressarão no 6º ano do Ensino Fundamental ou no 1º ano do Ensino Médio, os pais ou responsável deve acessar o sistema e confirmar a matrícula na instituição de ensino sugerida pela SEED.

Caso haja preferência por uma escola diferente da sugerida pela SEED, o pai ou responsável pode indicar até três instituições em que desejem tentar uma vaga e aguardar o resultado da solicitação.

RESULTADOS – Caso o aluno não consiga a vaga na instituição de ensino de preferência terá a vaga garantida na instituição de ensino estadual onde está matriculado ou na instituição indicada pela SEED.

ETAPA PRESENCIAL – A última etapa é presencial e consiste na entrega dos documentos necessários para efetivar a matrícula. Ela ocorre em janeiro, de acordo com o calendário estipulado por escola.

FORA DA REDE – Os alunos que buscam uma vaga na rede estadual, provenientes de outros estados ou de instituições privadas que não utilizam o Sistema SERE, poderão comparecer presencialmente em uma instituição de ensino estadual para solicitar inserção no Cadastro de Espera de Vaga Escolar.

NRE DE LARANJEIRAS DO SUL – No Núcleo de Educação de Laranjeira do Sul, acontecerão os dias “D” para a matrícula, onde os responsáveis que encontrarem qualquer tipo de dificuldade relacionada ao procedimento online, poderão se dirigir até a Instituição na qual pretendem que seu filho estude e ter o auxílio dos profissionais para a efetivação da matrícula.

Confira as datas dos dias “D” nos municípios jurisdicionados ao NRE de Laranjeiras do Sul:

Quedas do Iguaçu: 23 de outubro;

Marquinho, Rio Bonito do Iguaçu, Virmond, Porto Barreiro, Espigão Alto do Iguaçu e Laranjeiras do Sul: 24 de outubro;

Diamante do Sul: 25 de outubro;

Cantagalo: 28 de Outubro;

Nova Laranjeiras: 31 de outubro.

- Advertisment -

Últimas Notícias

Vítima fatal em acidente entre caminhão bitrem e automóvel na PR 473

Mais uma tragédia, outro acidente com vítima fatal foi registrado na PR 473 a pouco mais de...

Espigão Alto do Iguaçu: Polícia identifica menores suspeitos de atos de vandalismo e ameaças de ataques a escolas

Dois menores de idade (14 e 17 anos) foram identificados e detidos pela Polícia Civil de Quedas...

Empresários e representantes da prefeitura debateram sobre as mudanças no trânsito quedense

Representantes do poder público  municipal  participaram de  uma reunião com  empresários no Auditório da Associação Comercial Empresarial (Aciqi) de Quedas do Iguaçu...

Comentários Recentes