Home Destaques Tragédia da Balsa no Rio Iguaçu, completa 46 anos

Tragédia da Balsa no Rio Iguaçu, completa 46 anos

Tragédia da Balsa no Rio Iguaçu, completa 46 anos

Foi no fatídico19 de setembro de 1973, uma quarta-feira por volta das 18h00 nas águas do rio Iguaçu, o maior acidente náutico já registrado em nossa região. Trabalhadores (boa parte construtores da Usina de Salto Osório que retornavam do serviço), viajantes e moradores locais foram vítimas da tragédia sem precedentes, que abalou toda a região oeste e sudoeste do Paraná.

A construção da Usina Salto Osório, se iniciou em meados de 1970, com o desvio do leito original do rio Iguaçu, portanto a movimentação de trabalhadores aumentou consideravelmente na região.

O município de Campo Novo (Quedas do Iguaçu em 1970) vivia momentos de grande euforia, com a movimentação de pessoas de todas as partes do Brasil para fazer parte da construção da Usina de Salto Osório.

No dia 19 de setembro de 1973 aproximadamente as 18h00, a balsa que realizava a transposição do rio Iguaçu com destino a Foz do Chopim, transportava cerca de setenta pessoas, dois caminhões caçamba e um ônibus da empresa Cattani ainda um táxi e um caminhão de uma distribuidora de bebidas, sem saber ao certo o que houve a balsa mergulhou nas águas profundas e violentas do Rio Iguaçu, vitimando quarenta pessoas que sucumbiram as fortes correntezas agravadas pela escuridão da noite daquela quarta feira trágica.

Entre gritos desesperados a tranquilidade do local se quebrou, a balsa havia afundado rapidamente. Muitas pessoas corriam de um lado para outro, sem ter a certeza do que realmente estava acontecendo e a notícia da tragédia corria a princípio entre as localidades próximas. Aos poucos a barranca do Porto da Balsa estava lotada de curiosos e vários corpos eram retirados da água pelos socorristas, populares e até vítimas que ajudavam.

Sobre as causas do acidente relatos afirmaram que a balsa estava com sobrepeso, um dos funcionários solicitou para um dos motoristas que aguardavam partida que freasse bruscamente os pneus em cima das pranchas da balsa, com o objetivo da proa soltar-se da margem do Rio. Um erro fatal de cálculo fez a embarcação inclinar-se, baixando a proa, deslizando os veículos (carros e caminhões) empurando todos na água. Em questão de segundos a maioria dos passageiros e tripulantes estavam submergindo nas águas agitadas do rio Iguaçu, que não facilitavam o nado para isso teria que ser um nadador exímio para chegar a margem para se salvar.

Balsa 1 - Jornal Expoente Do Iguaçu

Outros relatos contam que capacetes, bonés e chapéus boiavam sobre as águas, e o encontro das pessoas  era inevitável. Entre braçadas e gritos de desespero que saiam das gargantas dos desesperados na tentativa de alcançar a margem, muitos se agarravam uns aos outros levando ambos para a morte certa.

O prefeito quedense da época Pedro Alzides Giraldi  rapidamente criou uma comissão de assistência no resgate dos corpos e dos desaparecidos, e assistência a parentes e no que mais fosse necessário naquele momento terrível.

Vários caixões foram transportados para o local, pois entre os mortos e feridos muitos residiam em Quedas do Iguaçu.

No local do acidente foi instalado um guindaste de 65 toneladas (foto), que realizou o resgate dos veículos, da balsa e do rebocador que se encontravam no fundo do leito do Rio.


Mergulhadores foram acionados para realizar a busca dos desaparecidos, enquanto uma multidão observava o resgate nas duas margens do Iguaçu, sendo que a maior parte das vítimas residia em foz do Chopim, que era distrito de Dois Vizinhos na época, hoje município de Cruzeiro do Iguaçu.

Balsa 2 - Jornal Expoente Do Iguaçu

Num dos depoimentos o quedense Claudino Luiz Dallbosco, proprietário de uma funerária na época, disse ter atendido cerca de 30 vítimas e a Copel, empresa responsável pela obra de Salto Osório, prestou assistência na confecção dos caixões. Claudino realizou os funerais, e contou sua história numa entrevista concedida em 23/10/2004 no mesmo dia de seu aniversário de 82 anos.

Corpos foram encontrados vários dias após o acidente, alguns a quilômetros de distância do local do acidente, uma das vítimas um jovem de nome Jeremias Nunes Cabral, resgatado seis dias após o acidente, deixou viúva uma jovem senhora de nome Diva Cabral, eles não tinham filhos e eram recém-casados na época.

O número exato de mortos ou desaparecidos até hoje é um mistério, mas esta foi a maior acidente náutico já ocorrido no sudoeste do Paraná. Ainda hoje os familiares lembram com muita tristeza essa tragédia que hoje completa 46 anos.