Quedas e Laranjeiras terão mais uma escola em Tempo Integral

Uma será em Quedas e outra em Laranjeiras do Sul e deverão começar a funcionar em 2020

0
134

A Chefia do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul (NRE) esteve durante esta semana realizando algumas explanações junto a comunidade escolar, referente a implantação do Ensino em Tempo Integral, nos Colégios José Marcondes Sobrinho de Laranjeiras do Sul e José de Anchieta em Quedas do Iguaçu.

Estas foram tratativas apresentadas para compreender a proposta da Educação em Tempo Integral e identificar alguns dos benefícios e vantagens:

  • Amplia o tempo para aprendizagem;
  • Possibilita o uso de novos espaços educativos;
  • Oportuniza experiências para aprendizagens significativas;
  • Favorece formação que percorre o campo das ciências, das artes e da cultura;
  • Proporciona o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, político e social;
  • Promove a dimensão formadora do ser humano integral.

Além disso, a Instrução 07/2017 – Prevê a proposta de ampliação de jornada escolar, cujo principal objetivo é ampliar os tempos escolares e oportunidades de aprendizagem, visando a formação integral das crianças, adolescentes e jovens, matriculados nas instituições de ensino da rede estadual de ensino do Paraná.

Reunião em Laranjeiras do Sul onde foi anunciada a novidade

De acordo com o Chefe do Núcleo, professor Lidio dos Santos, existem alguns critérios a serem observados para que esta modalidade de ensino seja implantada. “Primeiramente investigamos o espaço físico disponível nas escolas, onde elencamos o Colégio José Marcondes Sobrinho e o Colégio José de Anchieta que se enquadravam nesse quesito. Após realizamos estas explanações e consulta sobre a anuência da comunidade escolar, cujo resultado foi positivo em ambas instituições. Agora o próximo passo é encaminhar esta solicitação para o Departamento da Educação Integral, onde serão elencadas as ponderações necessárias para que o processo retorne com parecer favorável e que o ano letivo de 2020 inicie com mais 2 instituições em tempo integral, pois contamos com o CE Elenir Linke, de Cantagalo que já dispõe desta alternativa de ensino.