Home Destaques Eleições unificadas para novos conselheiros tutelares estão marcada para outubro

Eleições unificadas para novos conselheiros tutelares estão marcada para outubro

Eleições unificadas para novos conselheiros tutelares estão marcada para outubro
Sede do Conselho Tutelar recentemente recebeu nova pintura

A população de Quedense escolherá em 6 de outubro os novos Conselheiros tutelares.   Os representantes eleitos cumprirão mandatos entre 10 de janeiro de 2020 e 10 de janeiro de 2024.  

Entre as principais mudanças foi a entrada em vigor da Lei 13.824, de 2019, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para permitir a reeleição de conselheiros tutelares para vários mandatos. Antes da nova lei, o ECA permitia essa recondução por apenas uma vez.

A medida constou do Projeto de Lei (PL) 1.783/2019, aprovado por unanimidade no Senado em abril, e foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.

O conselho tutelar é previsto no ECA — Lei 8.069/1990 — como órgão permanente e autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. São cinco os conselheiros, escolhidos pela população por meio de eleição, com mandato de quatro anos.

Dsc 0769 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Sede do Conselho Tutelar recebeu reformas recentemente

Os interessados em se candidatar precisam cumprir uma série de requisitos.  Também é exigida idade mínima de 21 anos, ensino médio completo e experiência na defesa de crianças e adolescentes. 

Inscrições podem ser  feitas no CRAS.