ProntoVet
Início Destaques Eleições unificadas para novos conselheiros tutelares estão marcada para outubro

Eleições unificadas para novos conselheiros tutelares estão marcada para outubro

Uma das mudanças este ano é a entrada em vigor de uma nova Lei, que permite reeleição dos membros atuais para vários mandatos. Quem desejar ser Conselheiro terá de ter comprovação no trabalho em defesa da criança e do adolescente entre outros critérios.

A população de Quedense escolherá em 6 de outubro os novos Conselheiros tutelares.   Os representantes eleitos cumprirão mandatos entre 10 de janeiro de 2020 e 10 de janeiro de 2024.  

Entre as principais mudanças foi a entrada em vigor da Lei 13.824, de 2019, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para permitir a reeleição de conselheiros tutelares para vários mandatos. Antes da nova lei, o ECA permitia essa recondução por apenas uma vez.

A medida constou do Projeto de Lei (PL) 1.783/2019, aprovado por unanimidade no Senado em abril, e foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.

O conselho tutelar é previsto no ECA — Lei 8.069/1990 — como órgão permanente e autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. São cinco os conselheiros, escolhidos pela população por meio de eleição, com mandato de quatro anos.

Sede do Conselho Tutelar recebeu reformas recentemente

Os interessados em se candidatar precisam cumprir uma série de requisitos.  Também é exigida idade mínima de 21 anos, ensino médio completo e experiência na defesa de crianças e adolescentes. 

Inscrições podem ser  feitas no CRAS. 

- Advertisment -

Most Popular

Confirmado o primeiro caso de Covid-19 em Quedas do Iguaçu

Foi confirmado na manhã desta segunda-feira, 25, o primeiro caso de Covid-19 em Quedas do Iguaçu. Trata-se de um paciente do sexo...

Após escolher poupança do Sicredi, associado de Quedense é premiado em sorteio da Promoção Poupar e Ganhar sem Parar

O período da pandemia estimulou os brasileiros a redescobrir a importância de fazer uma reserva financeira e escolher um dos investimentos mais...

19 pessoas são detidas em Festa Rave “regada” de drogas no Alagado do Iguaçu

A principal ocorrência registrada pela PM no fim de semana foi na noite de sábado, 23, a Polícia Militar após denúncia que...

FPR faz doação de álcool a secretaria de saúde

Na sexta-feira, 22 de maio de 2020, o IFPR - Instituto Federal do Paraná Campus Quedas do Iguaçu realizou uma doação para...

Recent Comments