Home Destaques Aumento de casos de Gripe preocupam autoridades

Aumento de casos de Gripe preocupam autoridades

Aumento de casos de Gripe preocupam autoridades
????????????????????????????????????

A campanha de vacinação contra a gripe segue até sexta-feira, dia 31. E a responsável pela campanha da secretaria de saúde, enfermeira Adrieli Petro, anunciou a abertura do Centro de Saúde neste sábado, 25, para vacinação.

Gripe - Jornal Expoente Do Iguaçu
Veja como está o quadro de vacinação

NOTA DIVULGADA PELA ENFERMEIRA RESPONSÁVEL PELA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE ADRIELI PETRO

“Atenção população o centro de saúde ficará aberto no sábado dia 25, das 8 às 17 horas para vacinar as pessoas dos grupos prioritários que aí da não tomaram a sua  dose, também avisamos que a secretaria de saúde está fazendo levantamento nas creches das crianças que ainda não foram imunidade e que os pais tem até dia 31 de maio, para leva-las até o Posto de saúde, caso contrário o Conselho tutelar será informado da relação de nomes, tomando as providências, determinadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente  e programa Nacional de Imunização, que prevê diversas normas com objetivo de proteger o direito à vida e à saúde de crianças e adolescentes. Entre elas, há a previsão de punições aos pais que não vacinarem os filhos. A legislação afirma que “é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias”, bem como as vacinações da primeira infância.a recusa em vacinar os filhos é um ato de negligência e pode ser considerado um crime grave. “Desde que haja um processo e que tudo seja investigado e apurado, pode até haver uma sentença tirando o poder familiar e aplicando as demais sanções previstas na legislação”, conforme o Art. 249 do ECA, também prevê multa de três a 20 salários, aplicando-se o dobro em caso de reincidência, para pais que descumprirem, “dolosa ou culposamente, os deveres inerentes ao pátrio poder familiar” – o que, inclui a obrigação de vacinar os filhos. “Essa responsabilidade não é só do Estado, é uma obrigação também dos pais. O ECA e a Constituição criaram uma cadeia de pessoas que devem proteger a criança e o adolescente”, ponderou.

Os casos de gripe só tem aumentado e quem se vacina tem a probabilidade menor de ser hospitalizado.

Fazem parte do grupo prioritário as crianças com idade entre 1 ano e até 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, idosos, professores de escolas públicas e privadas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, povos indígenas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.