Home Destaques Casos de dengue coloca em alerta autoridades de saúde

Casos de dengue coloca em alerta autoridades de saúde

Casos de dengue coloca em alerta autoridades de saúde
????????????????????????????????????

Um plano de ação está montado pela Secretaria de Saúde visando o combate e prevenção de possíveis epidemias.

A maior preocupação no momento é com a dengue, o município já tem casos registrados e pode complicar a situação de um dia pro outro, tendo em vista várias pessoas estar com os sintomas da doença.

As recentes chuvas acompanhadas de clima quente, com os diversos casos registrados em Cascavel, deixam todas as autoridade  em alerta.

A falta de cuidado por parte da população é um problema sério, contribui para a disseminação do inseto transmissor da doença. Agentes fiscalizadores encontram todos os dias focos do mosquito, agravando o clima de apreensão por uma eminente epidemia.  

GRIPE

Outra preocupação é com a gripe. “Este ano a vacinação foi antecipada, porém, está longe de atingir o mínimo de imunização”, contou a enfermeira responsável, Adrieli Petro (foto). A vacina imuniza de pelo menos três vírus (H2N1, H3N2 (tipo b) e H1N1). “A cobertura ainda é pequena tendo em vista o número de pessoas que já deveriam estar protegidas, pois, a vacina faz efeito somente após 15 dias”.

Para tentar melhorar os números está programado para sábado, 4, o Dia D de vacinação. Todos os postos estarão abertos para vacinar os grupos de risco, das 07h30 até às 16h30. Quem for deve levar a carteira de vacinação, quem não tiver, pode ir mesmo assim, que será providenciada no local. Até o momento pouco mais de 16% de população recebeu a vacina da gripe.       

Dsc 0772 - Jornal Expoente Do Iguaçu
A enfermeira Adrieli Petro é responsável pela vacinação contra a gripe

FEBRE AMARELA

“Para a Febre Amarela o plano é vacinar 100% de população”, segundo informou a enfermeira Melânia Stormoski. Segundo contou existem macacos infectados no estado, sendo questão de tempo para que a doença chegue em nossa região. “Quem estiver imunizado não corre risco de contrair febre amarela”, disse.

Melania - Jornal Expoente Do Iguaçu
Enfermeira Melânia Stormoski é responsável pelo setor de epidemiologia do município