Home Política Consolidação e Financiamentos do SUS foi tema da Conferência de Saúde

Consolidação e Financiamentos do SUS foi tema da Conferência de Saúde

Consolidação e Financiamentos do SUS foi tema da Conferência de Saúde

Com o tema Democracia e Saúde: Saúde como Direito – Consolidação e Financiamento do SUS, aconteceu na sexta-feira, 15, no Centro de Formação, antigo PETI Tarumã, a 11ª Conferência de Saúde. Com as presenças do poder executivo, prefeita Marlene Revers, legislativo, presidente da câmara Eleandro da Silva e judiciário promotor Samuel da Silva Jobim, secretário de saúde, Edimir Kozak, Aparecida Gomes Flemingue (Cida), representando a 10ª Regional de Saúde e José Chemoler, representante do Conselho Municipal de Saúde, foi lembrado do capítulo II, artigo 196 da Constituição, que estabelece como um dos princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS). a participação popular compromissando o gestor público mudanças necessárias no sistema de saúde, objetivando avaliar e propor diretrizes da politica para o setor.

3 2 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Prefeita Marlene Revers cumprimentando a mesa de honra

Foram discutidos temas específicos para propor novas diretrizes, escolhidos delegados para a Conferência estadual, afinal, as mesmas são realizadas nos três âmbitos, municipal, estadual e federal sendo realizadas de 4 em 4 anos.

A prefeita Marlene falou sobre a importância de oferecer o melhor atendimento possível. “A Conferência é de extrema importância pois aqui debatemos os principais desafios e decidimos as prioridades para promover a política de promoção social”. Revers lembrou que “nos últimos meses foram destinados muitos recursos a saúde, chegando a somar mais de 500 mil reais”. Ela se referiu especialmente ao Hospital Municipal (HM), onde praticamente em todos os setores houve investimento. “Hoje temos exames como mamografia, raio x (digital), eletrocardiograma e possivelmente em breve faremos pequenas intervenções cirúrgicas no HM”. O promotor Samuel, disse “ser importante a participação popular no setor, tendo em vista que através disso será possível observar os problemas relacionados a saúde e o judiciário também deve ficar atento a isso”.

4 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Judiciário foi representado pelo Promotor Samuel da Silva Jobim sempre participativo nos assuntos da comunidade

Depois da leitura do Regimento Interno feita pelo secretário Edimir, a palestrante da 10ª Regional, Cida, palestrou iniciando os debates.

A Conferência se estendeu durante todo o dia, foi servido apetitoso almoço aos participantes, as dependências  do local ficaram lotadas com a participação.