Home Educação Gestores se reúnem no NRE

Gestores se reúnem no NRE

Gestores se reúnem no NRE

Aconteceu nesta sexta-feira (01/03), nas dependências do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, a primeira reunião com todos os Gestores das Instituições jurisdicionadas a este NRE.

Valorizando os talentos da rede, a abertura foi abrilhantada com a apresentação da Professora Andréia Schach Fey do CE Laranjeiras do Sul, que transmitiu muita emoção através de suas canções.

Na pauta da primeira reunião foram discutidos vários assuntos referentes ao andamento dos trabalhos realizados entre Escola e NRE.

O foco principal está voltado para a aplicação da Prova Paraná e ao Projeto de Acompanhamento Pedagógico que será desenvolvido nas escolas já a partir da semana que vem.

Prova Paraná

A Prova Paraná é uma avaliação diagnóstica que terá como objetivo identificar as dificuldades apresentadas por cada um dos estudantes e apontará as habilidades já apropriadas no processo de ensino e aprendizagem, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Será uma ferramenta para o professor, equipe gestora da escola, secretário municipal de educação e sua equipe elaborarem a partir de evidências, ações de melhoria da aprendizagem. Em todo o Estado a prova acontecerá dia 13 de março com o 5º ano da rede municipal, e com o 6º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1ª e 3ª e 4ª séries do Ensino Médio da rede estadual.

Projeto de Acompanhamento Pedagógico

É um projeto da Secretaria de Estado da Educação (SEED), que tem como finalidade potencializar as Escolas no que diz respeito a aprendizagem e ao fluxo.

2 - Jornal Expoente Do Iguaçu

A proposta inicial seria que um tutor, da equipe do NRE, fosse responsável por 7 escolas, e no caso do Núcleo de Laranjeiras do Sul, seriam 2 tutores para 14 escolas já elencadas pela SEED. No entanto, de acordo com o Chefe do NRE, professor Lidio dos Santos, “queremos fortalecer ainda mais este trabalho, então estaremos estendendo este projeto para um número bem maior de instituições que terão um atendimento diferenciado, onde cada tutor estará pelo menos 4h semanais trabalhando in loco, elencando as dificuldades apresentadas pelo gestor, para assim traçar ações a fim de melhorar nossa qualidade de ensino e por consequência alavancar a educação paranaense” – enfatiza Lidio.

Na oportunidade ainda foram apresentadas algumas das “Boas Práticas” que são desenvolvidas pelas Escolas.

Em uma delas, o Gestor, Professor David do Colégio Estadual José de Anchieta- Quedas do Iguaçu ressaltou a temática de Enfrentamento à Violência; e na outra apresentação a Gestora do Colégio Estadual Lageado Bonito, Professora Marta J. Ubiali, do mesmo município, apresentou sua forma de Gestão no que diz respeito a colaboração dos próprios alunos no processo de ensino aprendizagem.

Para o Chefe do Núcleo, Lidio dos Santos “O produto final de todas as ações da gestão, bem como de toda a equipe da escola (docentes e demais funcionários) deve ser a educação em si”.