Home Destaques Projeto de segurança pública foi apresentado na Aciqi

Projeto de segurança pública foi apresentado na Aciqi

Projeto de segurança pública foi apresentado na Aciqi

Na noite do dia 06 de dezembro foi realizada na sede da Associação Comercial Empresaria de Quedas do Iguaçu (ACIQI) a primeira reunião sobre o Projeto de Segurança Pública, apresentado pelo Sargento Melo um Case de sucesso do Município de Marmeleiro.

Seguranca 1 - Jornal Expoente Do Iguaçu

Para combater a criminalidade a Polícia Militar de Marmeleiro, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Associação Comercial e Empresarial de Marmeleiro têm em andamento vários projetos entre eles: Vizinhança Urbana Segura, Comércio Seguro, Rural Segura e Maria da Penha.

O projeto permite o entrosamento entre os empresários, moradores de uma mesma rua e cria um vínculo solidário em busca de soluções adequadas para resolver problemas relativos à segurança. “Um vizinho cuida do outro, avisa quando há alguma movimentação estranha ou suspeita e quando necessário chama a polícia ”, comenta o comandante do Pelotão da Policia Militar de Marmeleiro e coordenador do Projeto Vizinhança Segura, o sargento Mello Santos.

Cada morador ou empresário que adere ao Projeto ganha uma placa indicando que no local há monitoramento do projeto e os policiais visitam a residência e dão dicas de segurança. “Com estas ações os moradores acabam se aproximando ainda mais e criam estratégias de comunicação entre eles, como a do uso de aplicativo no celular, para avisar um ao outro quando algo não esta normal na redondeza e se sentem seguros também para chamar a policial”.

São realizadas reuniões mensais com cada grupo que recebem orientações de como devem se posicionar em caso de assaltos, furtos e a prevenção dos crimes.

O Projeto Quedas 2030 buscou modelos de projetos que não dependessem somente de um órgão, mas sim do envolvimento de toda a comunidade. O projeto de Marmeleiro é uma referência no Sudoeste, um case de sucesso que vem ganhando espaço nos municípios ao redor.

A próxima reunião já tem data marcada para o dia 08 de janeiro as 19h00min na sede da ACIQI, é aberto a toda a população e  todos nós ganhamos porque estamos construindo juntos uma cidade mais segura.