Home Educação NRE promove 1º Encontro Multicultural das equipes Multidiciplinares

NRE promove 1º Encontro Multicultural das equipes Multidiciplinares

NRE promove 1º Encontro Multicultural das equipes Multidiciplinares

Ocorreu no dia 04 de setembro nas dependências do Auditório do Centro de Educação Profissional Profª Naiana Babaresco de Souza, o I ENCONTRO MULTICULTURAL DAS EQUIPES MULTIDISCIPLINARES.

Essas equipes desenvolvem ações desde o ano de 2007 propondo as formações continuadas dos integrantes das escolas estaduais e conveniadas do estado do Paraná para atuarem no processo de reeducação das relações étnico-raciais, conforme o disposto no artigo 26 A da LDB/96 traçando estratégias para combater a discriminação e o preconceito racial.

Público-alvo Comunidade escolar (alunos e instâncias colegiadas), pedagogos(as), professores da Ed. Profissional, da Ed. do Campo, da Ed. Indígena, da Ed. Especial, da EJA, do 6º ao 9º ano, do Ens. Médio e agente educacional I e II.

Encontro

Com a temática: Currículo, Mídia e Relações Étnico-Raciais estão participando do Encontro os Coordenadores das Equipes de cada Escola e professores integrantes dela.

A abertura foi abrilhantada com a presença dos alunos da Escola Estadual Indígena Coronel Nestor da Silva de Nova Laranjeiras, os quais representaram os diversos povos. No período da manhã fizeram o uso da palavra, os representantes da FUNAI, Jean Carlos Veloso e da Liderança da Terra Indígena Rio das Cobras, Neoli Kafy Olíbio. Veloso abordou o tema: Projeto Memória e Identidade do Povo Kaingang.

Indios Guarani.jpg 2 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Participação expressiva para ouvir as palestras

A tarde houve a apresentação do Grupo Artístico Paiol das Artes com os músicos Wiliam Kiluh e Arismael, e palestra com Djankaw Mateus, integrante da Comunidade Quilombola – Invernada Paiol de Telha Fundão, do município de Guarapuava. Djankaw fez uma explanação com o tema: Resignificando e Politizando a Raça, Gênero e Sexualidade na Educação.

Para o Coordenador da Equipe Multidisciplinar do Núcleo Regional de Educação (NRE), Jaison Kurylo, o encontro vem ressaltar o objetivo dos grupos que atuam nas Escolas, que é de compreender as manifestações racistas e preconceituosas, dirigidas à população negra e indígena através da mídia e seus recursos, bem como o uso destes na busca pela positivação dos povos, sempre de modo articulado com o currículo escolar