Dia D de vacinação contra a Poliomielite e Sarampo realizado sábado em toda região apresentou números preocupantes. Nenhum dos municípios atendidos pela 10ª Regional de Saúde (RS) conseguiu chegar até o momento a meta de 95%, alguns como Corbélia, por exemplo, já está perto, porém Quedas do Iguaçu ainda está com pouco mais longe com a meta inicial (63,63%) já atingida.

Em entrevista esta manhã, o secretário de saúde, Idimir Kozak  (foto), disse não estar satisfeito, mesmo atingindo a meta inicial. “De forma alguma podemos nos acomodar nessa situação, temos de alcançar os 95% até o final do mês”. Até o momento das 1.944 crianças até quatro anos, que precisam receber as doses de vacina, somente 1.236, foram vacinadas. “É no mínimo preocupante”, destacou a enfermeira Melânia Stormoski.”Os pais devem se conscientizar, afinal, o que está em jogo é a saúde de seus filhos”. Melânia lembrou que já aconteceu óbitos recentes no Brasil devido a estas enfermidades. “Vamos intensificar para até dia 31 imunizar todas as crianças da faixa etária”. Ainda faltam para vacinar mais de 900 crianças.

Secretário Idimir foi receber em companhia da prefeita Marlene, nesta manhã de segunda-feira, 20, mais um ônibus que atenderá a saúde.