Home Educação Desafios da educação escolar indígena são discutidos pelo NRE

Desafios da educação escolar indígena são discutidos pelo NRE

Desafios da educação escolar indígena são discutidos pelo NRE

Com a iniciativa do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul (NRE), em parceria com as lideranças indígenas e Assistência Social do município de Nova Laranjeiras, foram realizadas diversas reuniões com os pais e responsáveis pelos educandos das escolas situadas na Terra indígena do Rio das Cobras, nos dias 16 e 17 de agosto, cujo o tema debatido foi: “A falta que a falta faz”. Os objetivos desses encontros nas escolas indígenas foram: apresentar alguns dados sobre o abandono e a evasão escolar, expor sobre os direitos e deveres da família na escola e ainda debater sobre os desafios da educação escolar indígena. Na oportunidade, o Secretario de Assistência Social, José Luiz Wittmann também esteve expondo sobre o Cadastro único, Bolsa Família e entre outros assuntos correlacionados.

O cacique Angelo Rufino, falou da relevância destas atividades com os pais dos alunos indígenas.“Esse trabalho em conjunto só vem a somar, pois intensifica as solicitações que as lideranças tem feito diariamente para permanência dos alunos indígenas nas escolas” relatou.

Nre - Jornal Expoente Do Iguaçu

Já o chefe do NRE, Lidio dos Santos, destacou que ” esse trabalho tem o intuito de diminuir consideravelmente as faltas dos educandos, pois com a ausência do discente na escola se torna difícil a aquisição dos conhecimentos básicos para sua vida e destaca ainda, que o futuro dos alunos indígenas depende do incentivo dos pais para que eles continuem na escola” .

O NRE juntamente com os demais profissionais da educação e as lideranças indígenas estão engajados para manter os alunos na escola, por saberem a importância dos estudos na vida dos mesmos.