ProntoVet

Reunião técnica mostrou na prática o manejo Compost Barn

A reunião com a adesão de aproximadamente 50 produtores, aconteceu na parte da manhã na Linha Calamâncio e após o almoço em três propriedades que já utilizam o sistema no interior espigoense.

O Instituto Emater de Espigão Alto do Iguaçu com o apoio da prefeitura realizou na quinta-feira,12, na comunidade da Linha Calamâncio, na propriedade de Osmar Tonin, reunião técnica e prática sobre instalações e manejo do sistema Compost Barn para vacas de leite e a qualidade de volumosos.

O médico veterinário e palestrante Mateus Poczynek, especialista em nutrição animal destacou as vantagens e desvantagens do Compost Barn, demonstrando aspectos técnicos das instalações, manejo de ventilação, cama, animais e aproveitamento de dejetos. Ele contou que, para ter sucesso nesse sistema de produção, o produtor deve estar consciente de sua decisão, porque é preciso qualificação para ter a rentabilidade. “O compost tem ganhado uma adesão grande, principalmente pelo conforto pra quem maneja as vacas e também dos animais, no sistema proporcional, numa facilidade de trabalho. A tecnologia só vai funcionar se for conduzida da maneira correta” completou.

A segunda palestra de volumosos foi com Mailson Poczynek, ele destacou que “o setor passa por uma grande transformação, e todos estão com sede de conhecimento”. Para Ele “a estrutura não é o principal ganho na produção do leite, antes de você pensar nisso, tem de pensar na alimentação dos animais”.

Visita as propriedades na parte da tarde

Após o almoço foram visitadas propriedades leiteiras com o sistema numa visita técnica prática.

 

- Advertisment -

Últimas Notícias

Onda de calor com temperaturas acima de 40ºC deve atingir o Paraná

A MetSul Meteorologia e o Climatempo alertam que um episódio de calor histórico atingirá o Brasil nesta semana com temperatura acima dos...

Capotamento na manhã deste domingo faz vítima fatal na PR 484

Outra tragédia foi registrada na PR 484. na manhã deste domingo, 27,em Quedas do Iguaçu (centro sul paranaense) no mesmo local onde...

Espigão Alto do Iguaçu: Agricultor tem perna amputada em maquinário

Atendimentos de emergência foram realizados em Quedas e Espigão na manhã desta sexta-feiraO...

Comentários Recentes