Home Destaques Reunião técnica mostrou na prática o manejo Compost Barn

Reunião técnica mostrou na prática o manejo Compost Barn

Reunião técnica mostrou na prática o manejo Compost Barn

O Instituto Emater de Espigão Alto do Iguaçu com o apoio da prefeitura realizou na quinta-feira,12, na comunidade da Linha Calamâncio, na propriedade de Osmar Tonin, reunião técnica e prática sobre instalações e manejo do sistema Compost Barn para vacas de leite e a qualidade de volumosos.

Emater 2 - Jornal Expoente Do Iguaçu

O médico veterinário e palestrante Mateus Poczynek, especialista em nutrição animal destacou as vantagens e desvantagens do Compost Barn, demonstrando aspectos técnicos das instalações, manejo de ventilação, cama, animais e aproveitamento de dejetos. Ele contou que, para ter sucesso nesse sistema de produção, o produtor deve estar consciente de sua decisão, porque é preciso qualificação para ter a rentabilidade. “O compost tem ganhado uma adesão grande, principalmente pelo conforto pra quem maneja as vacas e também dos animais, no sistema proporcional, numa facilidade de trabalho. A tecnologia só vai funcionar se for conduzida da maneira correta” completou.

A segunda palestra de volumosos foi com Mailson Poczynek, ele destacou que “o setor passa por uma grande transformação, e todos estão com sede de conhecimento”. Para Ele “a estrutura não é o principal ganho na produção do leite, antes de você pensar nisso, tem de pensar na alimentação dos animais”.

Emater 1 - Jornal Expoente Do Iguaçu
Visita as propriedades na parte da tarde

Após o almoço foram visitadas propriedades leiteiras com o sistema numa visita técnica prática.