Home Saúde A incontinência urinária e a saúde do homem

A incontinência urinária e a saúde do homem

A incontinência urinária e a saúde do homem

A incontinência urinária é uma condição muito comum em grande parte dos homens e está diretamente relacionada a fatores como idade e ao câncer de próstata. É importante entender além da causa, quais são os sintomas e os tratamentos indicados para cada paciente.

SINTOMAS

Os sintomas mais comuns apresentados são: a necessidade extrema de urinar e perda de urina constante. O diagnóstico é realizado por meio de exames físicos e complementares, realizados em consultório médico. Entre eles, estão o de urina, ultrassonografia, raio X da bexiga, exame urodinâmico – que tem como objetivo de mostrar se a bexiga consegue cumprir sua função de armazenar urina sob baixa pressão e proporcionar adequado esvaziamento -, diário miccional – onde é realizado um auto monitoramento dos dados miccionais durante 72 horas, registrando os horários, volume de urina, frequência das micções e episódios de perda de urina.

 

O tratamento adequado só pode ser recomendado após entendimento do diagnóstico, pois existem diferentes tipos e níveis de incontinência urinária e o tratamento pode envolver terapia comportamental, reabilitação pélvica, estimulação elétrica e cirurgia – para casos que não respondem bem ao tratamento clínico. A incontinência urinária tem cura e por isso é importante a busca pelo diagnóstico. Dessa maneira é possível tratar a condição apresentada, que não deve ser negligenciada, proporcionando melhoria na qualidade de vida. Além disso existem diversos produtos para dar segurança ao paciente com essa condição”, conta o médico urologista Dr. Paulo Rodrigues, urologista especialista no cuidado da incontinência urinária parceiro da Bigfral e da Campanha Xi…Escapou! do instituto Lado a Lado pela Vida.

 

De acordo com o médico, atualmente cerca de 25% dos homens apresentam esta condição. Entretanto, existe a dificuldade social em relação à incontinência urinária, que muitas vezes é constrangedora. Por este motivo, muitas pessoas escondem o problema, limitam atividades sociais, exercícios físicos e comprometem diretamente o próprio bem-estar físico, emocional, psicológico e social.