Home Destaques Agricultores de Quedas e região reivindicam indenização da Funai

Agricultores de Quedas e região reivindicam indenização da Funai

Agricultores de Quedas e região reivindicam indenização da Funai

Atualmente  funcionário da CETRANS de Cascavel, o filho de agricultor, Leomar Cruz (foto),  veio ao município para fazer um chamamento aos agricultores que tiveram suas terras tomadas por um grupo de  índios em 1978,  compreendendo as terras da região de Quedas do Iguaçu, Espigão Alto e Nova Laranjeiras.

Esse impasse   já dura quase  quatro décadas,  e  pode estar próximo de ser resolvido,  uma vez que o Ministério Público Federal  entrou no esquema.   Leomar Cruz é   filho de um desses proprietários que teve sua lavoura tomada pelos índios. Até então Ele  está em busca dessas famílias que ainda não foram indenizadas pela Funai (Fundação Nacional do Índio), responsável  “por reverter os prejuízos causados na época aos produtores rurais. “Faço trabalho de pesquisa e busca há meses por essas pessoas, mas até agora tive contato com apenas 40 famílias”, contou. Segundo ele,  pra que a ação tenha êxito, é necessário contatar todos esses proprietários para que a FUNAI seja acionada   para pagar  essas indenizações.

“No caso de seu pai, 11 alqueires de terra foram perdidos com a invasão, o que hoje representaria, somando as benfeitorias, cerca de R$ 600 mil reais, que precisam ainda ser corrigidos conforme a inflação do período. As famílias, segundo Cruz, permanecem “na região Oeste, principalmente nos municípios de Corbélia, Santa Tereza do Oeste, Guaraniaçu, Nova Laranjeiras, Espigão Alto, Cascavel e Toledo.  Leomar Cruz tem esperança de recuperar a terra e dar continuidade a atividade exercida por sua família.  Ele já deu entrada no processo e aguarda uma resposta da Funai. O Ministério Público Federal também entrou  na busca para resolver o impasse, mas para isso, precisa contatar com todos estes agricultores.

Caso alguma família queira entrar com o processo, Cruz pede que entrem em contato pelo (45) 9951-8595 ou (45) 8413-1883.