Home Destaques Até alimento pode interferir no tratamento medicamentoso

Até alimento pode interferir no tratamento medicamentoso

Até alimento pode interferir  no tratamento medicamentoso

Pode parecer estranho para alguns pacientes, mas até mesmo a ingestão de alguns alimentos pode interferir no tratamento medicamentoso. É o caso do consumo de determinados anticoagulantes com vegetais ricos em vitamina K como brócolis, alface, aspargo, couve, entre outros. Esses alimentos inibem o efeito anticoagulante e o paciente é orientado a diminuir a ingestão desses vegetais.

Por isso, a automedicação traz muitos riscos para os pacientes. Somente um especialista poderá dar orientação sobre a interação medicamentosa, quando o paciente faz uso de medicamentos com outros medicamentos e até mesmo com alimentos e bebidas. “O profissional está apto a acompanhar o resultado dessa interação, que pode aumentar ou reduzir os efeitos de um ou dos dois medicamentos, por exemplo, ou pode ainda surtir um novo efeito”, explica o médico Luiz Carlos Silveira Monteiro, presidente da ePharma e conselheiro da Asap (Aliança para Saúde Ocupacional).

O médico orienta o paciente a ler cuidadosamente a bula dos medicamentos, onde encontrará informações importantes para o tratamento. Com isso, ele saberá quais as reações e os sintomas produzidos com a utilização dos remédios. “Se tiver dúvida, deve procurar orientação com o especialista. Uma conversa com o médico pode ajudar muito no tratamento”, ressalta Monteiro, que lembra ainda que o uso de mais de um medicamento pode potencializar, diminuir ou até mesmo gerar reações indesejáveis.

Para se ter uma ideia das diversas interações medicamentosas, o uso de antibióticos com anticoncepcionais pode, por exemplo, reduzir a concentração de hormônios presentes na pílula anticoncepcional e a população da flora intestinal. “Isso compromete a absorção do medicamento pelo organismo, reduzindo seu efeito terapêutico”, explica o médico.

Monteiro lembra ainda que o paciente deve suspender o consumo de álcool durante os tratamentos. Nos casos do uso de anti-inflamatórios, por exemplo, pode aumentar os riscos de úlcera gástrica e sangramento. “É importante ter consciência do uso dos medicamentos com bebidas alcoólicas. Muitos pacientes apresentam um outro sintoma, que também precisará ser tratado”, alerta o presidente da ePharma.