Associados da Sicredi Grandes Lagos recebem mais de R$ 2 milhões de juros ao capital social

Conforme os últimos três anos, a cooperativa remunera o valor creditado na cota capital dos mais de 22 mil associados

0
1977
Conselho de Administração da Sicredi Grandes Lago

A cooperativa Sicredi Grandes Lagos PR/SP pagou nesta segunda-feira dia 18 de dezembro aos seus associados os juros referentes ao capital social. No total foram pagos R$ 2.010.559,70 milhões distribuídos diretamente na cota capital de cada sócio. A taxa aplicada foi de 7% que se refere a rentabilidade da poupança dos últimos 12 meses. O cálculo é realizado em cima da média do capital que o associado teve em 2017. Para saber o valor que recebeu, o associado deve solicitar o extrato da sua cota capital na sua agência de atendimento do Sicredi.

De acordo com o presidente da Sicredi Grandes Lagos, Orlando Muffato, a cooperativa através de uma decisão do Conselho de Administração decidiu remunerar os juros ao capital social, principalmente para valorizar ainda mais os associados que movimentam sua vida financeira com o Sicredi. “Nosso papel como gestor é sempre trabalhar para apresentar as melhores soluções que beneficiam diretamente os nossos associados. Assim como as sobras que são distribuídas no período de prestação de contas, diante do resultado líquido da cooperativa, essa medida é uma maneira de valorizar o associado que acredita e investe na cooperativa”, destacou o presidente.

Presidente Orlando Muffato está no final de fevereiro de 2018 em Quedas do Iguaçu para prestação de contas da cooperativa

Ele explica que o capital social é o valor que cada pessoa integraliza/deposita ao associar-se e que serve para o desenvolvimento da cooperativa. “Diferentemente do que se pratica no mercado financeiro tradicional, no Sicredi o capital não pertence a um grupo restrito de acionistas, mas sim a todos os associados, daí o termo “social”, afinal é o capital social que dá ao usuário da cooperativa a condição de dono do empreendimento cooperativo permitindo-lhe usufruir dos produtos e serviços oferecidos e também sujeitando-se a cumprir seus direitos e obrigações perante sua cooperativa”, enfatizou.

A importância do capital social

A Sicredi Grandes Lagos PR/SP é uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil, destinada a captação e administração dos recursos dos seus associados, concessão de crédito e prestação de serviços bancários. Para realizar as suas operações, as cooperativas de crédito necessitam de um valor mínimo de patrimônio, que é formado pelo capital social e pelas reservas da cooperativa.

Capital Social

O Capital Social é o somatório de todas as cotas-partes dos associados da cooperativa. A cota-parte é uma quantia em dinheiro que os associados depositam no momento em que entram na cooperativa. Esse dinheiro contribui para o suporte das atividades financeiras da instituição para que ela beneficie o próprio associado com taxas justas, competitivas, agilidade e flexibilidade em todos os produtos ofertados, o que torna a cooperativa de crédito e investimento mais atraente para quem é associado.